Durante o Launch Rox 2025 — encontro anual produzido pela MeetRox que discute as principais tendências em inteligência artificial aplicada à Revenue e com a presença de nomes como Humberto Fukuda (Oracle), Renata Centurion (Winning by Design) e Alberto Lopes (Sankhya) — foi apresentado que a inteligência artificial está deixando de ser promessa e se consolidando como motor estratégico de crescimento em diversos segmentos.
Segundo os especialistas nas áreas B2B, a área de Revenue Intelligence surge como catalisadora da produtividade, previsibilidade e orquestração entre a gestão de tarefas. Chris Cornehl, CEO da MeetRox enfatiza:
“A aplicação de IA generativa de forma concreta e mensurável está redefinindo a maneira como as empresas abordam a inteligência de receita, proporcionando resultados tangíveis e impulsionando o crescimento sustentável.”
Chris pontua que, antes de adotar novas tecnologias de forma impulsiva, é fundamental estar atento às tendências do setor e entender onde a inteligência artificial pode gerar valor real dentro da operação, por isso a importância de ferramentas como a MeetRox que transforma dados extraídos de conversas humanas (onlines e presenciais) em insights para impulsionar vendas e performance comercial.
Confira agora os principais tendências e aprendizados compartilhados por especialistas e líderes do setor:
- IA como aliada da produtividade e capacitação contínua
Mais do que automatizar tarefas, a IA está sendo usada para destravar tempo e foco estratégico. Com tecnologia de transcrição, análise e integração automatizada ao CRM, plataformas como a MeetRox estão gerando ganhos diretos em performance: empresas relatam aumento de 25% em produtividade e 55% nas taxas de conversão. Caio Almeida, Head de Customer Success da Sólides destaca o impacto no desenvolvimento de líderes e vendedores com dashboards comparativos, análise qualitativa de interações e feedbacks estruturados. “Conseguimos mapear exatamente onde o profissional de Customer Success precisa melhorar”, afirma.
- Orquestração entre áreas como diferencial competitivo
A integração entre marketing, vendas e CS foi consenso entre os participantes como elemento-chave para escalar resultados. Com dados no centro da operação, Caio contou que o time de CS da Sólides atua diretamente na construção da estratégia de expansão. “Discutimos taxas de funil, ticket médio e impacto na receita. A IA transforma essas análises em decisões práticas. Acredito que essa colaboração fluida entre áreas é o que sustenta a personalização e a eficiência no atendimento, do primeiro contato ao pós-venda”, reforça.
- Inteligência de Receita: previsibilidade, personalização e foco no valor
O conceito de Revenue Intelligence vai além da automação: trata-se da capacidade de transformar dados em decisões em tempo real. “A IA traz eficiência e estratégia. Antes, precisávamos anotar tudo para preencher o CRM. Hoje, isso é feito automaticamente e com segurança”, diz Jailson Mira, Diretor de Vendas da UOL. Patrícia, da Logcomex, complementa: “Ela nos ajuda a atuar de forma mais intencional, indo além da emoção e focando em valor contínuo”. Já para Alberto Lopes, VP da Sankhya, a IA “destrava muitas portas” ao eliminar desperdícios operacionais e direcionar foco para ações de maior impacto.
Com mais de 230 mil reuniões analisadas, 150 mil perguntas respondidas e 50 mil resultados registrados, a MeetRox consolida sua atuação como a primeira empresa brasileira a operar na categoria global de Revenue Intelligence. Nesta nova fase, a companhia segue expandindo sua atuação para canais como WhatsApp, reuniões presenciais e áreas como Customer Success e Help Desk, assumindo o protagonismo no uso de IA para transformar operações de revenue.