Publicidade
Dark Mode Light Mode
Grids diagonais no branding
5 lições que os designers deveriam ensinar para seus clientes
O futuro chegou e quem trouxe ele foi o Facebook

5 lições que os designers deveriam ensinar para seus clientes

Ser um bom designer é sempre encontrar soluções e caminhos para envolver, expandir as skills e estar sempre atualizado com as últimas tendências do mercado. Conforme eles vão crescendo, eles ajudam seus clientes a se envolverem mais com os trabalhos e a crescerem juntos.

Ser designer é muito mais do que desenvolver trabalhos e ensinar para os clientes qual a importância disso para eles. Porém existem algumas lições que todos os clientes deveriam aprender para que o trabalho seja levado para outro nível, por isso separamos uma lista com 5 lições que todo designer queria que seu cliente soubesse.

 

1 – Design não é apenas estética
Como Steve Jobs disse: “design não é somente como algo parece, design é como algo funciona”. Quando um designer está trabalhando com rebrand, por exemplo, ele não irá apenas redesenhar o logo, ele terá que fazer um estudo completo da marca do seu cliente e entender o que eles querem passar e como os consumidores a enxergam.

O esteriótipo que alguns cliente tem do designer é que ele é como um pintor que irá chegar e dar uma mão nova de tinta ao local, mas ele não é só isso. O melhor designer é aquele que se aprofunda na marca do cliente e vê o que mais ele pode oferecer.

 

2 – Existe um tipo de design para cada necessidade
A maior diferença entre um designer bem sucedido e um que não terá tanto sucesso é a habilidade de resolver problemas. É preciso que o cliente entenda que cada necessidade vai exigir um tipo de design e que ele irá precisar trabalhar juntamente com o designer para que eles consigam alinhar qual a melhor estratégia para resolver determinada situação. Sem essa colaboração resolver a necessidade é impossível.

 

3 – Design não é de graça
Todo design tem algum custo. Se você é um designer novo entenda que fazer o trabalho de graça para “treinar” ou divulgar seu trabalho nem sempre vale a pena. É preciso que você ensine para o cliente o valor daquilo que você está oferendo do contrário por que valeria a pena contratar seus serviços?

 

4 – É preciso que haja comunicação para existir design
Mais do que a maioria das outras profissões, designers precisam ter uma boa comunicação. Não apenas no sentido de comunicar a mensagem do cliente para o público, mas a comunicação entre o designer e o próprio cliente. É preciso que ao começar um novo projeto o designer explique para o cliente o que ele espera do tempo de trabalho que eles terão juntos e como a participação dele (cliente) será importante na tomada de decisões.

 

5 – Design é parceria
É fácil culpar o cliente quando o projeto da errado. Mas o bom designer é aquele que leva essa responsabilidade sobre si. Por mais que o cliente que esteja pagando o projeto, o designer é a cabeça por trás de tudo então se algo da errado é porque ele não foi um bom profissional.

Como já citamos várias vezes nos tópicos anteriores explique para seu cliente que você são parceiros e trabalhem em conjunto para alcançar o sucesso.

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

Voltar

Grids diagonais no branding

Avançar

O futuro chegou e quem trouxe ele foi o Facebook