2 de agosto de 2017
Recentemente o Facebook encerrou seu projeto de inteligência artificial após este ter criado uma linguagem própria que não pode ser compreendida por humanos.
O programa foi desenvolvido pelo Facebook AI Research Lab (Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook, em tradução livre), divisão da empresa de Mark Zuckerberg que tem como objetivo desenvolver projetos relacionados ao conhecimento e desenvolvimento da tecnologia.
A ideia deste sistema em particular era simples: criar bots que conseguissem negociar trocas. Segundo o Facebook, dois “agentes” eram apresentados uma coleção de itens, como livros, chapéus e bolas, por exemplo, e tinham que negociar entre si a divisão deles.
Os desenvolvedores estabeleceram alguns tipos de diálogos que os dois agentes teriam entre si. Conforme eles interagiam, no entanto, criaram uma linguagem própria que fazia as transações serem mais rápidas. Em uma das conversas, por exemplo, um agente dizia “Bolas tenho zero para mim para mim para mim para mim para mim para mim…”, ao que que o outro respondia “eu eu posso eu eu eu tudo mais”.
O Facebook então optou por encerrar os testes com esse projeto.