26 de março de 2018
O Santander apresentou uma nova identidade visual da marca. A presidente mundial do banco, Ana Botín, revelou a novidade aos acionistas em Madrid e segundo comunicado à imprensa, o objetivo da mudança é adaptar-se ao novo ambiente digital e contribuir para a meta de atingir 30 milhões de clientes digitais em 2018.
A nova marca do banco mantém as principais características da instituição: o nome, o ícone da chama (que representa a descoberta do fogo, como símbolo de progresso, além de paixão e proximidade) e a cor vermelha.
Apesar disso, inaugura uma tipografia própria, mais moderna, e deixa para trás a caixa vermelha ao fundo. O uso da cor branca aumentou, representando a questão da transparência. Com essas mudanças, o Santander também acredita estar mais apto a fazer frente às novas instituições financeiras digitais que têm surgido recentemente.
A atualização da marca deve ocorrer de maneira progressiva, começando pelos ambientes digitais. Depois, se estenderá a outros meios até chegar em materiais de propaganda impressa.
A renovação da marca foi realizada pela Interbrand a partir de um trabalho que incluiu ouvir clientes e funcionários do Santander em todos os mercados onde o banco está presente.