30 de outubro de 2019
A Socialbakers lançou um estudo no qual foram comparadas as interações em ambas as redes no último ano e formatos publicitários que geraram melhor performance.
A empresa analisou as interações de milhares de postagens de usuários e de 50 grandes marcas globalmente, entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019.
Como resultado, o período analisado mostrou que o engajamento dos usuários no Instagram foi em média três vezes maior do que no Facebook.
Apesar do destaque ser do Instagram, 60% do volume de investimento das marcas analisadas ainda foi direcionado a anúncios no feed do Facebook durante o período.
Outros 20% foram direcionados a posts no feed do Instagram, e o restante distribuído entre formatos como Instagram Stories, vídeos sugeridos e vídeos instream no Facebook.
Não sendo novidade, a maior parte dos anúncios, 95%, foram vistos em dispositivos mobile, e apenas 4,9% foram vistos via desktop.
Considerando o engajamento dos usuários, o formato mais compartilhado no Facebook foram imagens, com 69% de participação, seguidas de vídeos (16%), e links (10%).
As transmissões ao vivo, embora correspondam a apenas 4% do conteúdo compartilhado na rede social, são as que mais geram engajamento orgânico, seguidas de fotos, vídeos, links e notificações de status.
No Instagram, as fotos representaram 73% das postagens, seguidas de vídeos e carrosséis de fotos. Os carrosséis, apesar da menor participação, são os que melhor engajam organicamente, seguidos de imagens e vídeos.