5 de fevereiro de 2020
O WhatsApp está planejando em expandir para mais países, incluíndo o Brasil, seu sistema de transferência de dinheiro pelo aplicativo ainda neste ano.
Desde 2018, a nova ferramenta é testada na Índia e de acordo com Mark Zuckerberg, atual dono da empresa, o WhatsApp Payments deve chegar a países em que o aplicativo tem grande base de usuários, como Brasil, México e Indonésia.
“É tão fácil quanto mandar uma foto“, afirmou Zuckerberg na conferência, completando que a função foi testada com 1 milhão de pessoas na Índia, com uma boa receptividade pelos usuários.
A opção irá aparecer em uma nova aba em que é possível adicionar métodos de pagamento dentro do WhatsApp. A solução de pagamentos deverá usar a estrutura do Facebook Pay, que permite enviar dinheiro no Messenger e no Marketplace.
“Você só precisa inserir seu cartão de crédito uma vez e, em seguida, pode usá-lo para ter uma experiência de pagamento mais rápida nos outros aplicativos“.
Mark deixou claro que o recurso não tem relação com o Libra, criptomoeda administrada por um grupo de empresas, incluindo o Facebook. O WhatsApp Payments permitirá transferências com meios de pagamento convencionais e aproveitará sistemas já oferecidos pelos países em que for implementado.
De acordo com Zuckerberg, a implementação do novo serviço deve ocorrer nos próximos seis meses. Caso não ocorra atraso adicional, será possível conferir a novidade entre julho e agosto desse ano.