21 de setembro de 2023
Cada vez mais inserido no contexto esportivo do país, o Banco do Brasil anuncia seu apoio aos novos skatistas do Squad BB.
O time é composto por um leque abrangente de atletas, abraçando o esporte em toda a sua amplitude e celebrando a cultura e o lifestyle do Skate. A diversidade, portanto, é o principal pilar do Squad, com integrantes de diferentes gêneros, idades, cores e regiões do país – e que têm diferentes atuações no universo Skate.
O Squad BB de Skate já contava com Bob Burnquist, lenda mundial da modalidade, e com a medalhista olímpica Rayssa Leal, além dos jovens talentos Filipe Mota e Marina Gabriela. Agora, vêm para somar ao time: Augusto Akio, Raicca Ventura, Felipe Nunes, Davison Fortunato, Dani Martins e Fernando Araújo.
A escolha de cada um deles foi feita através de uma curadoria especial, na qual a performance e o número de medalhas colecionadas ao longo da carreira não foram fatores prioritários. “Para essa seleção, levamos em consideração o que cada atleta representa para o esporte, e como ele colabora com a sociedade, quebra barreiras e inspira novas gerações, em toda a nossa diversidade. Afinal, para o Banco do Brasil, investir em esporte não é sinônimo apenas de resultados em pódio. O objetivo principal é apoiar e incentivar atletas e modalidades para que eles sejam agentes transformadores e possam mudar vidas, já que são fonte de inspiração e influenciadores das novas gerações”, comentou Tadeu Figueiró, executivo de marketing do Banco do Brasil.
O primeiro encontro oficial que reuniu todo o Squad BB aconteceu em Salvador, durante o festival ‘Tamo Junto Nesse Game’, em agosto deste ano. No evento, os atletas fizeram um esquenta para o Circuito Banco do Brasil de Skate, que terá início ainda em 2023, entregando um show de manobras para o público.
Raicca Ventura, 16 anos, é uma das grandes promessas de medalha olímpica para Paris 2024 na modalidade Park. A jovem do ABC Paulista já conquistou diversos títulos e é atualmente a sexta melhor skatista do mundo, sendo a primeira brasileira no ranking mundial.
Dani Martins, 14 anos, é de Manaus, Amazonas, também compõe o time feminino do Squad BB. Atleta da Seleção Brasileira Junior de Skate, Dani vem evoluindo cada vez mais nas manobras e técnicas, conquistando o seu espaço no cenário da categoria street ao lado de Rayssa Leal e Marina Gabriela. “É uma sensação irada poder representar o Amazonas junto com o Banco do Brasil, estou muito animada para os próximos desafios com essa parceria”, comenta a atleta.
Já Felipe Nunes e Fernando Araújo chegam ao Squad para inspirar e mostrar que não há limitações no skate. Felipe, 23 anos, apadrinhado por Tony Hawk, perdeu as duas pernas aos 6 anos de idade, enquanto brincava em um trilho de trem. O curitibano medalhista do X-Games (principal campeonato de esportes radicais do mundo) sonha em competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Tenho certeza que fazer parte do Squad BB vai me ajudar a chegar mais perto de realizar esse sonho, além de inspirar muitos outros atletas PCDs a persistirem em seus objetivos”, comenta.
Enquanto Fernando, conhecido como Skatista Cego, é uma das principais referências do skate adaptado, pois, junto com o seu técnico Léo Scott, criaram métodos próprios usando a bengala-guia ao andar de skate. “Minha paixão pelo skate começou quando eu era criança, quando jogava Tony Hawk com meu irmão. Então, hoje, ser patrocinado pelo Banco do Brasil é a realização de um sonho”, afirma o carioca de 29 anos.
O paulistano Davison Fortunato, 32 anos, além de realizar altas manobras, carrega o lifestyle do skate para todos os lugares. O skatista é apresentador do SLS (Street League de Skate) e é totalmente envolvido em causas sociais, que impulsionam a diversidade, equidade de gêneros e valorização da cultura urbana. “Acredito muito no propósito do Banco do Brasil em diversificar o Squad. É irado ver todo mundo indo mais longe com mais apoio, é disso que precisamos”, declara.
Já o curitibano Augusto Akio, 22 anos, é atualmente o segundo melhor skatista do mundo na modalidade Park, sendo uma das principais promessas para conquistar uma medalha olímpica em Paris 2024. Além do skate, Akio também se aventura em artes circenses e sempre rouba a cena em campeonatos, ao fazer malabarismo em cima das quatro rodinhas, entregando muito talento e carisma.
Imagem: Divulgação/Sergio Klavin.