17 de julho de 2024
A Fanta Caju, novo sabor da família Fanta que teve evento oficial de lançamento nesta segunda-feira, 15, em Fortaleza-CE, deve chegar em todo o Nordeste entre o final de julho e começo de agosto deste ano.
O produto, idealizado e produzido inicialmente no Nordeste, foi apresentado oficialmente para o mercado durante o evento, que recebeu a gravação de um episódio especial do podcast Os Nordestinos pelo Mundo, comandado pelo host Léo Paiva e com as participações de André Salles, diretor geral da Solar Coca-Cola; Juvenal Fonseca, diretor de marketing da Solar; Maurício Flair, diretor do Instituto Caju Brasil; e a chefe Karol Teodoro, que comanda a cozinha do Aconchego.
André Salles, diretor presidente da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás) e responsável por pleitear o sabor, participou do momento de podcast, destacando o lançamento do produto como a concretização de um sonho.
“Estamos super orgulhosos desse lançamento, que era um sonho nosso. A gente vem, há alguns anos, trabalhando nesse produto com sabor único e especial, capaz de agradar aos nordestinos e brasileiros como um todo. Entendemos que o caju é importante para cultura, economia e gastronomia regional, e na Solar temos esse propósito de impulsionar o desenvolvimento das regiões em que estamos envolvidos, valorizando a cultura e as peculiaridades características de cada região. Pensando nisso, Fanta Caju chega ao mercado com um sabor feito pelo e para o Nordeste, que ganhará o Brasil e, quem sabe, o mundo”, destacou André.
A primeira produção de Fanta Caju foi realizada pela unidade da Solar em Maracanaú (CE) e o produto tem 100% da polpa utilizada na fabricação advinda de produtores nordestinos, de diferentes estados do Nordeste, como Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte. O insumo para a produção nacional de Fanta Caju sairá da região Nordeste, abastecendo os demais fabricantes do Sistema que também irão produzir e distribuir o novo produto, chegando a estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
Alguns países já sinalizaram interesse em produzir e vender o novo item, configurando uma oportunidade de expandir e impulsionar o mercado das bebidas de caju da região Nordeste nacional e mundialmente.
A novidade celebra a primeira vez que é desenvolvido um sabor do Nordeste para uma marca mundial como a Fanta. Sobre o processo de pleitear esse sabor, Juvenal Fonseca contou que a empresa tomou a iniciativa de solicitar a abertura do projeto no Sistema Coca-Cola e, a partir deste pleito, foram realizadas várias rodadas de aprovação até chegar à fórmula ideal que atendesse às expectativas do anseio dos consumidores, oferecendo uma experiência diferenciada.
“Testamos essa fórmula com consumidores, até chegar nesse produto, com cara, aroma, cor e o sabor inigualável do caju. Além disso, a Fanta Caju traz essa nova experiência no segmento do fruto, de um jeito que ninguém viu ou provou antes. A gente entende ainda que o mercado tem espaço para todos e nosso produto vem para complementar e não para concorrer com outras marcas. Queremos impulsionar cada vez mais e apoiar o destaque que o caju vem recebendo, expandindo esse foco para todos os produtos de caju. Para isso, nada melhor que Fanta para fazer esse lançamento, porque é uma marca que tem a força necessária para elevar a cultura do caju para outros lugares”, concluiu o diretor de marketing.
Imagens: divulgação.