26 de abril de 2017
O Fotolia Instant é um aplicativo gratuito para iOS e Android voltado para quem se interessa em comercializar as imagens capturadas através do telefone celular. Sendo um dos primeiros bancos de imagem a oferecer essa opção, a Fotolia permite que usuários apaixonados por fotografia façam disso um negócio lucrativo sem precisar investir em equipamentos caros.
O Instant é o primeiro programa que permite que fotógrafos vendam fotos tiradas por smarthphones. Desde seu lançamento em outubro de 2013, mais de 135 mil imagens foram inseridas na “coleção Instant”, após passarem por um filtro de qualidade para verificar se elas estavam ou não adequadas para comercialização. As fotos da coleção já foram baixadas milhares de vezes o que prova a rápida aceitação que o público teve em relação à compra de imagens capturadas de celulares.
O aplicativo basicamente permite que o dono de qualquer Iphone, ou celular com sistema Android, possa baixar o programa e se cadastrar gratuitamente. Oleg Tscheltzoff, fundador e produtor executivo da Fotolia, afirma que:
“O aplicativo Instant foi um experimento, porque sabíamos que fotos de celular são uma tendência que não podíamos ignorar.”
Para que isso funcione, todos os recursos do app giram em torno de ajudar o usuário a vender as fotos tiradas com o celular garantindo que as melhores imagens façam parte do banco de dados oficial de vendas do serviço.
A ferramenta tem uma usabilidade muito simples, sistema organizado e funciona totalmente em português (o que é um alívio já que facilita na hora de navegar e entender as opções). Além disse a interface agrada bastante e traz botões objetivos, deixando o usuário focado em se preocupar apenas em usar a imaginação e capturar os melhores momentos.
Cada foto que é aceita equivale a um dólar de crédito, o que sabemos não ser muito, porém já é de grande ajuda. Dentro da ferramenta, basta carregar as imagens, aguardar a aprovação de upload e depois dar um nome para a imagem, você também pode inserir tags, que ajudam o “cliente” a encontrar mais rapidamente uma imagem.
O interessante é que o Fotolia Instant trabalha com um sistema de crédito. O fotógrafo que vender uma foto terá crédito de um dólar e é preciso 50 para começar a sacar o dinheiro do app e garantir o pagamento. Além disso para garantir que os usuários não saiam tentando vender “qualquer coisa”, não é possível tirar fotos com qualidade baixa, somente imagens acima de 5 MB são aceitas. Além disso, a equipe avaliadora também considera regras de fotografia como composição e enquadramento, deixando todas as imagens no mesmo nível de qualidade.
Outro ponto é que o app aceita fotos editadas. O usuário não precisa carregar imagens exatamente como as tirou e aproveitar recursos avançados de edição de qualquer app para deixar os registros mais atraentes.
Gostou? Já conhecia o aplicativo da Fotolia? Deixe nos comentários se alguma vez você já utilizou dos recursos e quais os pontos positivos e negativos que encontrou.