Publicidade
Dark Mode Light Mode

Algoritmo do Instagram passa a priorizar conteúdos originais

O Instagram anunciou uma grande atualização em seu algoritmo, que agora focar nos conteúdos originais e dará maior visibilidade para contas menores.

A mudança busca reduzir o alcance e combater aquelas contas que apenas compartilham conteúdos de terceiros sem criar nada ou aprimorar significativamente o material. Para isso 4 alterações foram realizadas:

  • Um novo modelo de ranking, que dará aos criadores menores mais distribuição.
  • Substituição de reposts por conteúdo original nas recomendações.
  • Adição de um rótulo a um conteúdo repostado, linkando para o criador original.
  • Remoção de agregadores de conteúdo republicados das recomendações.

Antes, os reels eram classificados principalmente com base em como os seguidores daquela conta engajavam com eles. Isso significava que as contas com mais seguidores geralmente tinham maior alcance. Sendo assim, o algoritmo possui uma nova maneira de classificar recomendações, para dar a todos os criadores uma chance igual de destaque. Através desse processo, cada conteúdo elegível é mostrado a uma pequena audiência, independentemente de seguirem ou não a conta que o postou. À medida que essa audiência interage com os conteúdos, um conjunto de reels que possui melhor desempenho é mostrado a uma audiência um pouco maior, e os melhores dessa seleção são mostrados a um grupo ainda maior, e assim por diante.

Sobre a criação de conteúdo originais a Meta destaca:

“Criar conteúdo original demanda muito tempo e esforço, então aqueles que o criam devem receber crédito e ter o seu conteúdo distribuído mesmo quando ele é repostado por outras contas.”.

Agora, quando é encontrado duas ou mais postagens com conteúdo idêntico no Instagram, apenas a original será recomendada. Isso significa que o conteúdo original substituirá diretamente o conteúdo repostado nas recomendações. Quando um conteúdo for substituído, o criador original receberá uma notificação.

Nos próximos meses, contas que repetidamente (10 ou mais vezes nos últimos 30 dias) postarem conteúdo de outros usuários do Instagram sem terem criado ou melhorado as postagens de maneira significativa não serão exibidas nas áreas em que recomendamos conteúdo. Essas contas podem se tornar elegíveis para recomendação novamente após 30 dias desde a última vez que postaram conteúdo não original; isso pode ser checado no status da conta, no qual eles também terão a opção de recorrer.

Leia sobre todas as mudanças na íntegra no blog da Meta.

Imagens: reprodução / divulgação Meta.

Voltar

Porta dos Fundos e Omelete iniciam parceria exclusiva dentro do Porta News com editoria sobre notícias geek e pop

Avançar

Rock in Rio: Faltando poucos dias para as vendas gerais, festival anuncia line-up completo