Publicidade
Dark Mode Light Mode
O Que Significa Ethereum E Como Opera?
BIC usa IA para reescrever Romeu e Julieta com a caligrafia de Shakespeare, usando uma única caneta

BIC usa IA para reescrever Romeu e Julieta com a caligrafia de Shakespeare, usando uma única caneta

✍🏼 Para celebrar seus 75 anos, a BIC prestou uma homenagem ao clássico Romeu e Julieta reescrevendo a obra em 212 páginas com uma única caneta BIC — e ainda sobrando tinta. Para tornar a experiência ainda mais surpreendente, o processo foi realizado com a caligrafia original de William Shakespeare, com o auxílio de inteligência artificial.

A BIC, líder global reconhecida por sua dedicação à escrita e criatividade, celebra com orgulho o 75º aniversário da icônica caneta BIC Cristal em 2025, com o lançamento do inovador projeto “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”.

Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal, famosa por sua notável durabilidade e capacidade de escrever até 3 quilômetros.

O projeto teve como elemento central um robô equipado com inteligência artificial, que replicou meticulosamente a caligrafia de Shakespeare. Durante 20 dias, o sistema recriou o texto da peça, guiado por análise de caligrafia e validação de especialistas.

Um perito em caligrafia comparou 10 das 22 características definidoras do script original de Shakespeare e confirmou a autenticidade na escrita.

“Além de celebrar 75 anos de um produto que deixou uma marca indelével em gerações, estamos homenageando o poder transformador da escrita – uma ponte para a conexão, inspiração e histórias que transcendem o tempo”, afirmou Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.

Por meio da combinação de tecnologia e habilidade artesanal, o projeto destacou o toque humano duradouro na arte de contar histórias, mostrando a intensidade, estilo e as particularidades únicas da escrita do autor.

Francisco Gomes da Costa, Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, recebe o exemplar manuscrito de Romeu & Julieta com uma única BIC Cristal Dura+ (Foto e Direção – Felipe Julian e Foto Júlia Machado)

BIC doa a edição reescrita de Romeu e Julieta ao Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro

Como parte das celebrações do 75º aniversário, a BIC fez um presente especial à comunidade literária.

No dia 30 de janeiro, foi realizada uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde a edição reescrita de Romeu e Julieta foi oficialmente doada à instituição.

O evento também serviu como palco para o lançamento do filme principal do projeto, uma homenagem ao legado da BIC Cristal e à influência duradoura de Shakespeare na literatura mundial.

Decio Duarte, gerente de comunicação da BIC, ao lado do Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Francisco Gomes da Costa, durante a entrega do exemplar manuscrito com uso de inteligência artificial e uma única caneta BIC Cristal Dura+ (Foto e Direção – Felipe Julian e Foto Júlia Machado)

Refletindo sobre o significado do projeto, Rodrigo Iasi destacou seu impacto cultural: “A caneta BIC Cristal sempre foi um símbolo de simplicidade e funcionalidade. Ao reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta Cristal, prestamos homenagem tanto ao legado da escrita quanto à natureza ilimitada da criatividade”.

“Esta celebração ressalta a missão da BIC de inspirar novas histórias e reunir as pessoas por meio do poder da palavra escrita.”

Para mais informações sobre o projeto, acesse a landing page “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos” clicando aqui.

Voltar

O Que Significa Ethereum E Como Opera?