Bienal do Livro de São Paulo confirma presença de artistas nordestinos no Espaço Cordel e Repente

2 de agosto de 2024

Por Alana Santos

O protagonismo nordestino na literatura ganha mais uma vez espaço na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, que acontece entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo, no Espaço Cordel e Repente, com a participação de artistas de cordel, repentistas, músicos, xilógrafos, além de escritores e livros de diversas editoras.

Entre os confirmados está o cantor, compositor e instrumentista Daniel Porto Carreiro Gonzaga do Nascimento, ou simplesmente Daniel Gonzaga, 49 anos, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga, rei do baião e referência na música nordestina.  O artista faz o show “O nordeste nas canções de Luiz Gonzaga”, no dia 06/09, às 9h, marcando a abertura do Espaço na 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo.

Carioca com D.N.A da música nordestina, o compositor foi homenageado, em 2018, com o Troféu Gonzagão, pela contribuição com a cultura regional. Recentemente lançou o álbum Maestrias, no qual reúne parcerias com grandes nomes da música brasileira oriundos da região nordeste, entre eles a cantora Anastácia, que também está confirmada na Bienal do Livro.

A cantora e compositora, com 84 anos e natural de Recife, possui mais de 600 composições registradas. No evento, Anastácia marcará presença no dia 8 de setembro, domingo, com a programação Pocket Show, das 20h20 às 21h30.

Outro destaque na programação é o Chambinho do Acordeon, cantor, compositor, ator e instrumentista. O artista acompanhou grandes nomes do forró como Família Gonzaga e Anastácia. Também se destacou, como ator, no filme “Gonzaga de Pai pra Filho”, onde interpretou Luiz Gonzaga. O artista ainda atuou na novela “Velho Chico”, da TV Globo, como sanfoneiro.

Na Bienal, Chambinho se apresenta no dia 6 de setembro, sexta-feira, das 19h30 às 20h30 e também no dia 07/09 (sábado), das 20h20 às 21h30. Ambos os dias com a programação de Pocket Show.

No dia 06/09 também terá a apresentação de Pocket Show do coletivo feminino Teodoras do Cordel, um grupo poético, artístico, que foca em manter viva a presença feminina na escrita do cordel. O grupo se apresenta das 15h40 às 16h30.

Já no dia 14/09 (sábado), o destaque vai para o cantor Antônio Nóbrega. Música, literatura, antropologia e história são alguns campos que cruzam e entrecruzam o legado de Nóbrega. Contribuindo para ampliar o conhecimento geral sobre as manifestações da cultura popular no Brasil, o artista promete cantar e encantar na apresentação de POCKET SHOW, que vai acontecer das 20h às 21h.

Imagens: Google.