Brasileiro que fez ilustrações para Black Mirror, criou pôsteres criativos para candidatos à presidência
22 de agosto de 2018
O curitibano Billy Mariano ficou conhecido depois que o artista produziu 14 pôsteres de alguns dos seus episódios favoritos de Black Mirror e postou no Twitter.
Suas ilustrações chegaram até Charlie Brooker, criador da série Black Mirror, que não só gostou das obras como contratou Billy para trabalhar na série e criar desenhos para os episódios USS Calister e Black Museum, da quarta temporada.
O artista aproveitou a repercussão e se envolveu em diversos de outros projetos, praticamente todos envolvendo músicos ou estrelas de Hollywood. Porém agora, Billy decidiu que seu novo projeto deveria ter como tema a política brasileira.
O artista resolveu criar pôsteres para os seis principais candidatos à presidência: Marina Silva, Ciro Gomes, Cabo Daciolo, Luis Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin.
“Os candidatos são os rockstars do Brasil”, afirma Billy em uma entrevista exclusiva à SUPER.
“Como eu sempre mexo com a imagem dos rockstars da gringa, nada mais justo que fazer com o equivalente brasileiro”, completa. Na descrição do projeto, que já havia tido uma versão menor em 2014, Billy afirma que prestou “muita atenção para os terríveis designs das campanhas de Marketing”.
O pessoal da Super pediu para o artista comentar o processo criativo por trás de cada uma das imagens, confira:
1 – Ciro Gomes
“Ciro Gomes não poderia ter outra referência que não a dos Ursinhos Carinhosos. Isso, claro, por conta da acusação de ser fundador da URSAL – e de todos os memes que surgiram a partir disso.”
2 – Cabo Daciolo
“O Cabo Daciolo tem esse combo mortal de religião e militarismo. Por conta desse extremismo eu queria usar algum personagem brucutu do cinema dos anos 80, do tipo que atira primeiro e pergunta depois. Acabei escolhendo o Exterminador (do Futuro), mas poderia ser o Cobra, ou o Rambo: qualquer um se encaixaria bem – contanto que tivesse uma arma em formato de cruz.”
3 – Marina Silva
“Marina é muito religiosa, e é acusada pelos adversários de, em alguns momentos esconder isso – mas em outros reforçar essa ideia. Achei que seria interessante relacionar ela com bandas de hard rock de temática ocultista, como Black Sabbath e Judas Priest.”
4 – Jair Bolsonaro
“Eu misturei ele com RuPaul’s Drag Race (um reality show sobre drag queens). É uma referência à posição dele em relação aos assuntos de ideologia de gênero, homossexualidade, etc.”
5 – Luiz Inácio Lula da Silva
“Bom, primeiro porque ele é muito parecido com o Papai Smurf – e já que ele é o “líder supremo e incontestável” de toda a tribo, achei que combinava bem.”
6 – Geraldo Alckmin
“Eu quis referenciar a crise da água de SP [de 2015], em que ele esteve diretamente envolvido. Além disso, depois é que percebi que o sobrenome dele era até parecido com Aquaman.”