A Blip, empresa líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagens, ao lado da agência de publicidade Ogilvy Brasil, levou o Leão de Bronze em duas categorias no Cannes Lions, um dos maiores festivais da indústria de Publicidade e Criatividade do mundo.
Premiado nas categorias “Brand Experience & Activation” e “Mobile”, o case “Áudios Mágicos da Coca-Cola” usou Inteligência Artificial no chatbot Kora, da Coca-Cola. A campanha ainda entrou na shortlist de outras duas categorias, além das que foi premiada: “Radio & Audio” e “Digital Craft”. Ao todo, foram 6 inscrições, 4 shortlists e 2 prêmios.
O projeto surgiu com o objetivo de engajar o consumidor final através da gravação de áudios no WhatsApp, fazendo com que as ondas sonoras geradas pela voz dos usuários reproduzissem o formato icônico da clássica garrafa da Coca-Cola. O treinamento intenso liderado pelo time da Blip precisou de dois meses para fazer com que a assistente virtual fosse capaz de reconhecer a silhueta da garrafa, a partir das possibilidades infinitas de áudios que pudessem ser produzidos. Além disso, a IA aprendeu a julgar os conteúdos recebidos e a classificar os usuários vencedores, tudo em questão de segundos.
O projeto se destacou pelo ineditismo em levar design e autenticidade para um canal de mensagem visto como padrão no mundo todo. Dentro do WhatsApp, a Coca-Cola conseguiu criar propriedade de marca por meio de um elemento nunca visto anteriormente como comercial e de engajamento com o consumidor final e isso é inovador.
A iniciativa gerou um engajamento de mais de 94 mil usuários únicos, com mais de 397 mil áudios enviados, 851 usuários premiados e mais de 4 milhões de mensagens trafegadas em apenas 20 dias de campanha.
Foto: divulgação.