O Estadão, que comemora 150 anos de história e quase 25 anos como representante oficial do Cannes Lions no Brasil, informa que o Brasil será homenageado como Creative Country of the Year na edição de 2025 do festival.
Este prêmio anual reconhece o compromisso de um país com a criatividade como motor de progresso e desenvolvimento. Durante o festival, o Brasil será protagonista de diversas ações, incluindo showcases criativos, palestras, eventos comemorativos e ativações em Cannes.
Um dos destaques será o retorno do FilmBrazil, que realizará um evento de networking e reunirá a comunidade criativa brasileira e global.
Simon Cook, CEO do Cannes Lions, destacou a importância da premiação: “O Creative Country of the Year reconhecerá nações que demonstram sucesso consistente no Festival. Como uma comunidade global com mais de 90 países participantes, buscamos valorizar aqueles que usam a criatividade como motor de crescimento econômico, inspirando sem fronteiras por meio de sua liderança criativa”.
” Agradecemos ao Estadão pelo impacto, paixão e dedicação que têm marcado o Festival e a indústria ao longo dos anos. Juntos, celebramos a impressionante trajetória do Brasil no Cannes Lions, um país que tem a criatividade em sua essência.
A performance brasileira no Cannes Lions continua a se destacar mesmo diante de mercados publicitários significativamente maiores. De acordo com a WARC, os investimentos em publicidade no Brasil devem crescer 7,9% em 2025, alcançando R$ 93 bilhões.
Esse compromisso com a criatividade foi formalizado na iniciativa Brasil Criativo, que estabelece diretrizes para a Política Nacional de Economia Criativa, consolidando o setor como um dos motores estratégicos para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.
Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, reforçou a importância desse reconhecimento: “A criatividade é uma força fundamental para inovação e transformação, essencial para inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável”.

“Como disse Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira: ‘Não existe criatividade sem paixão’. No Brasil, essa paixão se manifesta de forma única, refletindo nossa diversidade cultural e nossa capacidade de transformar desafios em oportunidades. Nossa criatividade é um diferencial que nos posiciona como referência global.”
Para ampliar a participação brasileira no festival, cada delegado pagante do Brasil terá a oportunidade de indicar um colega, que nunca tenha participado do Cannes Lions antes, com um passe gratuito. Os passes serão limitados e sob aprovação do festival. Essa iniciativa busca incentivar a nova geração de talentos a vivenciar a experiência transformadora do evento.
O Brasil conquistou seus primeiros Leões no festival de 1971, com dois Bronzes em Cinema e um Leão de Prata em Televisão. Em 1975, trouxe para casa seus primeiros Ouros, e em 1993 ganhou seu primeiro Grand Prix com a icônica campanha Guaraná Diet, da DM9 Publicidade para Guaraná Antarctica. Desde então, o país acumula 1.911 Leões, sendo 20 Grand Prix.

(créditos: Soraya Ursine)
A história do Brasil no Cannes Lions também é marcada por sua forte presença no júri. Em 1972, Alex Periscinoto foi o primeiro brasileiro a ocupar essa posição, seguido por Christina Carvalho Pinto em 1990, a primeira mulher da América Latina a liderar um grupo de comunicação multinacional. Até hoje, mais de 400 profissionais brasileiros participaram dos júris do festival.
O brasileiro Marcello Serpa foi um dos responsáveis pelo primeiro Grand Prix da América Latina e, em 2016, recebeu o prestigioso Leão de São Marcos, uma das maiores honrarias do Cannes Lions.
O festival também prestará uma homenagem especial a Washington Olivetto, que faleceu em 2024. Considerado o “Padrinho da Publicidade Brasileira”, ele foi o primeiro brasileiro a conquistar um Leão de Ouro e acumulou mais de 50 Leões ao longo de sua carreira.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, diretor de TV e amigo de Olivetto, comentou sobre a homenagem: “Washington Olivetto simplesmente mudou a história da publicidade no mundo.”
Mais informações sobre o Creative Country of the Year, incluindo um showreel com trabalhos icônicos do Brasil, podem ser encontradas aqui.