Dark Mode Light Mode

Coca-Cola transforma momentos literários em espaços publicitários exclusivos da marca

📚 A Coca-Cola decidiu entrar para o universo dos livros. Na nova campanha “Classic”, a marca mostra que sempre esteve presente em obras clássicas da literatura. Homenageando grandes autores como Stephen King, V.S. Naipul e J.G. Ballard, entre outros, a marca recriou fielmente a tipografia das edições originais e sempre que as palavras “Coca-Cola” ou “Coke” aparecem na narrativa, elas são substituídas pelo icônico logotipo vermelho da marca. A campanha destaca que apesar da passagem do tempo essas obras, e a bebida, continuam relevantes e importantes até hoje.

A Coca-Cola acaba de lançar uma campanha digna de prêmio. A marca decidiu ir além dos outdoors, comerciais e redes sociais para transformar livros em veículos de mídia.

Isso mesmo: a nova campanha utiliza trechos literários para inserir a Coca-Cola como elemento narrativo em obras clássicas e contemporâneas, para mostrar como a marca sempre fez parte delas.

Batizada de “Classic” (Clássico na tradução literal), a ação homenageia grandes autores como, por exemplo, Stephen King, V.S. Naipul e J.G. Ballard, entre outros.

Coca-Cola como personagem indireta na narrativa

Em vez de apenas anunciar em capas, marcadores ou orelhas, a marca aparece literalmente dentro das histórias.

“De romances vencedores do Prêmio Nobel e do Prêmio Pulitzer aos clássicos contemporâneos que continuam a ser lidos e apreciados por milhões, a Coca-Cola está presente como um símbolo cotidiano em inúmeras histórias. A campanha destaca como, apesar da passagem do tempo, essas obras e a bebida continuam relevantes e celebradas hoje”, pontuou o Marketing Directo.

Na ação, as palavras “Coca-Cola” ou “Coke” que aparecem no decorrer das páginas de livros clássicos, são substituídas pelo icônico logotipo vermelho da marca, recriando fielmente a tipografia das edições originais.

Uma campanha que une branding e literatura

A ação é parte do compromisso da Coca-Cola com sustentabilidade e cultura, promovendo o hábito da leitura. Os livros distribuídos na campanha foram impressos com papel reciclado e incluíram trechos personalizados com inserções da marca, sem comprometer o enredo.

Além disso, a intervenção se estende a uma campanha integrada que inclui publicidade out-of-home (OOH) no Reino Unido desde 7 de abril, assim como formatos de rádio, mídia impressa, cinema e vídeo online.

Um novo território para o marketing narrativo

A estratégia da marca também levanta uma reflexão: será que estamos entrando na era da publicidade que se camufla na cultura? Ao usar a literatura como mídia, a Coca-Cola mostra que publicidade não precisa ser disruptiva para ser eficaz, basta ser relevante, sensível e bem posicionada.

De acordo com a marca, a Coca-Cola estar presente na literatura clássica é uma prova de seu impacto cultural duradouro, e mostra que até na ficção a marca está presente naqueles “momentos mágicos”.

Nas cenas da campanha, é possível ver o texto como se estivesse sido escrito em uma máquina de escrever, porém, com efeitos de áudio extra para colocar o famoso som de uma Coca-Cola.

A ação tem o desenvolvimento da WPP Open X e é dirigida pela VML New York.

Voltar

Heineken lança creme hidratante com fragrância suave de cerveja para rotina de skincare

Avançar

Maiara apresenta novo combo do Burger King® e rebate haters com bom humor em campanha