O comercial da Volkswagen que mostrava um dueto entre Elis Regina e sua filha, Maria Rita, foi o grande vencedor do Melhor Comercial do Brasil, feito pelo SBT.
Em votação realizada no último dia 25, o júri considerou a peça criada pela AlmapBBDO, como a mais criativa do ano de 2023.
Primeiro, o júri elaborou uma lista com 30 comerciais pré-selecionados para a disputa. No evento, promovido pelo SBT, foi apresentado o shortlist com os dez filmes mais bem avaliados, na opinião dos jurados. Relembre o comercial em questão:
A premiação avalia os comerciais de TV veiculados na grade do SBT ao longo do ano anterior. A dupla criativa da agência vencedora, bem como um executivo do anunciante, ganham uma viagem para o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que acontece de 17 a 21 de junho.
Além de disputar a premiação com o comercial que recriou a imagem de Elis Regina por meio da tecnologia de inteligência artificial, a AlmapBBDO emplacou outros 5 comerciais no shortlist: 1 para Volkswagen, 1 para Perdigão e 3 para O Boticário. Também figuraram no shortlist 3 comerciais do Itaú, sendo um feito pela Galeria e, outros 2, pela Africa. O shortlist teve, ainda, um filme da Le Pub/Publicis para a Heineken.
Ao celebrar a vitória no Melhor Comercial do Brasil, Filipe Bartholomeu, CEO da AlmapBBDO, destacou o forte poder de mobilização da campanha.
O filme lançado em julho de 2023 celebrava os 70 anos da Volkswagen no Brasil e chamou a atenção do público por propiciar um encontro que na vida real seria impossível. A cantora Maria Rita era criança quando sua mãe, Elis Regina, morreu, em 1982. As duas só puderam cantar juntas no comercial por meio de uma tecnologia que reproduziu traços e expressões faciais de Elis em uma atriz.
O comercial gerou intensa repercussão nas redes sociais e abriu espaço para muitas discussões a respeito de regras para uso de inteligência artificial em peças publicitárias.
Fonte/Créditos: Meio & Mensagem.
Imagens: divulgação.