Fazer uma landing page ou disparar e-mail marketing para uma base segmentada?
Se essa é uma das suas dúvidas, então a primeira coisa a saber é que não existe o “ou” quando estamos falando de negócios digitais.
Afinal, o ideal é agregar todas as estratégias de marketing que estejam ao seu alcance, que sejam viáveis financeiramente e que permitam que o seu negócio escale.
Isso quer dizer que se você quer crescer no digital, precisa apostar nos diversos recursos que muitos produtores digitais que já alcançaram o sucesso utilizaram.
Sim, apesar de não existir uma fórmula mágica, existem alguns caminhos que, quando trilhados, podem levar ao sucesso. Portanto, continue a leitura deste conteúdo para descobrir quais percursos são esses!
4 Dicas para escalar o seu negócio digital
Antes de iniciarmos com as nossas dicas de sucesso, é importante você saber que todas elas podem ser utilizadas mesmo por quem não tem um capital para investimento. Isso porque, elas são acessíveis e totalmente grátis. Dito isso, vamos a elas!
1. Escolha uma boa plataforma de hospedagem
Escolher bem a plataforma na qual você hospedará o seu infoproduto é o primeiro passo para o sucesso. Nesse caso, você deve levar em conta dois principais fatores: a segurança e o suporte da plataforma.
A segurança, porque você precisa ter a certeza de que os seus produtos estarão resguardados e serão acessados somente pelos seus clientes. E o suporte, porque é necessário que você e o seu cliente tenham um atendimento pronto e eficaz sempre.
Um bom caso de sucesso que mostra como a escolha da plataforma foi decisiva para o sucesso é o de João Amádio, dono da VeteduKa, uma Escola de Medicina Veterinária que hoje fatura milhões com a venda de cursos online.
O empreendedor não abriu mão de escolher uma plataforma que contasse com um bom suporte. Afinal, ele queria ter a certeza de que os seus alunos teriam acesso às aulas e aos materiais disponibilizados a qualquer momento e com todo o auxílio necessário.
Com isso, ele conseguiu fidelizar os seus alunos e escalar o seu negócio.
Vale dizer que é possível encontrar boas, seguras e confiáveis plataformas de hospedagem totalmente gratuitas. Ou seja, você não precisa investir nenhum capital para oferecer o melhor ao seu cliente.
2. Construa boas landing pages
Para quem não sabe, as landing pages são páginas utilizadas exclusivamente para a conversão, sendo as duas mais acionadas:
- Página de captura: utilizada para conseguir o contato dos seus possíveis clientes. Para isso, é necessário oferecer uma isca digital, como a disponibilização gratuita de um e-book.
- Página de vendas: é a landing page utilizada para apresentar o seu produto, os detalhes dele, os depoimentos de clientes, etc.
Ambas as landing pages precisam ser persuasivas e atraentes o suficiente para fazer com que o consumidor realize a ação que você deseja: seja ceder os seus dados ou realizar efetivamente a compra.
Isso quer dizer que será necessário utilizar na construção das páginas:
- Técnicas de copywriting;
- Gatilhos mentais;
- Botões de CTA;
- Vídeos e imagens;
- Entre outros recursos que incitem o usuário a realizar determinada ação.
A boa notícia é que é possível fazer páginas de captura e páginas de vendas grátis em plataformas totalmente intuitivas. Esse é um excelente acalento para quem não domina as tecnologias, mas não quer deixar de escalar o seu negócio.
Inclusive, Fabrício Tavares, fundador da Escola de Psicanálise de Curitiba – empreendimento online que cresceu 10 vezes mais em apenas 1 ano e meio, atribui uma parte do seu sucesso ao fato de ter encontrado uma plataforma simples de operar.
Como ele não tinha muito domínio das tecnologias e do marketing, contar com uma plataforma intuitiva fez a diferença para que ele pudesse aumentar os seus resultados.
3. Invista em e-mail marketing
Para alcançar o sucesso online, também é muito importante que você invista em e-mail marketing. Essa é uma forma de estreitar o relacionamento com os seus possíveis clientes e de fidelizar os consumidores que já compraram de você.
Na primeira situação, você pode criar campanhas de e-mail a partir dos contatos que obteve na página de captura. Envie mensagens falando de forma mais genérica sobre o nicho que você atua e, em seguida, fale diretamente sobre o seu produto.
Já no segundo contexto, isto é, no relacionamento com usuários que já são clientes, procure enviar e-mails com ofertas e/ou em datas comemorativas, como aniversário. Essa é uma forma de você mostrar o quão importante eles são para o seu negócio.
Mas lembre-se: em ambas as situações, tome cuidado com a frequência dos e-mails para não parecer invasivo. Isso pode resultar em um efeito contrário ao esperado.
4. Tenha uma área de membros
Se o seu produto é um curso online, então você precisa hospedá-lo em uma área de membros. Trata-se de um ambiente online reservado para que os alunos tenham acesso aos materiais complementares e possam interagir entre si.
Além de melhorar o ensino, a área de membros contribui para que o aluno desenvolva um sentimento de pertencimento. Afinal, a interação que ele terá diretamente com você e com os outros alunos criará uma espécie de comunidade.
Inclusive, segundo Fabrício Tavares, oferecer uma área de membros completa também contribuiu (e muito) para o sucesso da Escola de Psicanálise de Curitiba. Vale a pena se inspirar nesse case de sucesso, não é?
Cabe destacar ainda que uma boa área de membros deve, entre outras coisas:
- Oferecer segurança para os seus conteúdos;
- Contar com um espaço para fóruns;
- Enviar de forma automática o acesso (login e senha) aos alunos;
- Enviar de forma automática o certificado de conclusão de curso.
Saiba que, hoje em dia, é possível encontrar plataformas de produtos digitais gratuitas que permitem a criação de uma área de membros personalizada e completa.
E então, o que você achou deste conteúdo? Esperamos que todas essas dicas valiosas e os cases de sucesso que mostramos aqui possam te ajudar a aumentar os resultados do seu negócio e, consequentemente, o seu faturamento!
Desejamos-lhe boa sorte na jornada!