17 de maio de 2024
A descrição do produto é um texto de marketing que convence os usuários a comprar produtos. Ele destaca os benefícios de um produto e os pontos de venda exclusivos (USPs) da empresa para estabelecer credibilidade.
Escrever descrições de produtos exige que você escreva de forma concisa e formate bem para se conectar bem com o público. Além disso, lembre-se de personalizar as descrições de cada produto, para que seu público permaneça envolvido com seu negócio.
Nesta postagem, abordaremos dicas e técnicas que você pode aplicar para reescrever as descrições de seus produtos para todo o estoque. Veremos como você pode maximizar suas chances de conquistar clientes e continuar expandindo sua marca para o próximo nível.
Dicas para reescrever descrição do produto
Para reescrever as descrições dos produtos de forma mais atraente, você deve fazer o seguinte.
1. Compreender claramente o público
A primeira dica é entender o tipo de público que o produto terá como público-alvo. Devemos adaptar nossas descrições de acordo com as necessidades e preferências do cliente.
Compreender a escolha do comprador nos faz entender seus pontos fracos, o que auxilia na redação de melhores descrições dos produtos.
Por exemplo, se comercializarmos fones de ouvido com uma faixa de preço alta, não falaremos sobre o produto ter uma relação preço-desempenho alta. O produto não é para pessoas com orçamento limitado, é um produto de qualidade premium para clientes premium.
2. Foco nos benefícios
Isso nos leva ao nosso segundo ponto, sempre focar nos benefícios do produto para influenciar as escolhas de compra das pessoas. Conte ao público sobre as principais conclusões do produto e como ele se compara a outros no mercado.
Destaque o USP (ponto de venda exclusivo) da marca ou produto. Ou seja, o que faz você se destacar dos demais?
Por exemplo, uma marca de fones de ouvido de primeira linha pode ter os seguintes USPs.
Reitere esses USPs de marca na descrição, junto com os pontos personalizados para cada produto, para escrever descrições estelares.
3. Utilize uma linguagem descritiva
Tente escrever em uma linguagem descritiva. Pinte uma imagem clara do produto e apele a todos os cinco sentidos do cliente. Descreva a aparência, a sensação, o som, o cheiro ou o sabor do produto para as pessoas. Acompanhe as palavras com imagens ou vídeos mostrando o produto/serviço em ação.
Além disso, apela às emoções dos usuários usando provas sociais, como avaliações de clientes, histórias e exemplos do mundo real. Use personalidade em sua voz para se conectar bem com o público. Os leitores devem sentir que você é um escritor humano e não um robô!
4. Formatar corretamente
Formatar a descrição é muito importante por alguns motivos:
Naturalmente, uma descrição formatada de forma organizada e limpa é altamente legível para os espectadores, auxiliando no envolvimento deles com seu conteúdo.
Os motores de busca também desfrutam de conteúdo formatado, pois permite rastrear e compreender facilmente os dados na descrição. Isso os ajuda a lembrar do que se trata o seu produto.
Assim, em busca de material relevante, os buscadores recomendariam seus produtos no topo, melhorando assim o seu SEO on-page.
5. Forneça um CTA válido
Termine a descrição do produto com um CTA válido (call to action). O que você deseja depois que o usuário terminar de ler suas palavras.
Você pode pedir aos clientes que assinem o boletim informativo, entrem em contato com o suporte ao cliente ou adicionem o produto ao carrinho.
Faça o que fizer, pense sempre em atualizar o CTA. Não apenas diga aos clientes o que fazer, mostre-lhes um caminho. Faça-os seguir um algoritmo de etapas que leve as pessoas diretamente ao seu objetivo final.
Um método alternativo
Se você ainda está confuso sobre como reescrever a descrição do produto ou deseja economizar tempo para outras atividades. Então, basta procurar a ferramenta de reescrever texto.
A ferramenta lê textos com eficiência, aproveitando seus algoritmos avançados de PNL no backend. Ele pode reescrever textos para melhorar a entrega e o impacto do conteúdo. Aqui está um exemplo para mostrar como
Como você pode ver, a ferramenta de reformulação deu uma nova perspectiva ao texto falso. O trabalho foi feito em segundos, economizando muitos recursos.
Porém, ainda existe a possibilidade de erro no funcionamento da ferramenta. Portanto, verifique novamente a saída fornecida antes de usá-la em outro lugar em suas plataformas.
Palavras Finais
Neste post, aprendemos como reescrever as descrições dos produtos de forma eficaz. Os processos manuais incluem pesquisa de público, uso de linguagem descritiva/emotiva, formatação correta e muito mais.
No entanto, existe uma maneira de agilizar esses processos. Você pode utilizar uma ferramenta de reformulação baseada em IA para automatizar a adaptação das descrições de seus produtos.
É isso para o post! Esperamos que você tenha gostado de ler nosso conteúdo!