O início dos anos 2000 foi um marco para o funk brasileiro, liderado pelo fenômeno carioca “Furacão 2000”, talentos foram lançados com produções que viralizaram nas rádios, TVs e preencheram novos espaços dando voz a artistas periféricos, um movimento que inseriu permanentemente o funk na cena cultural brasileira.
A 99, que também transformou a mobilidade urbana, democratizando o acesso às cidades, lançou em 2022 a categoria 99Moto, disponível em mais de 3 mil municípios brasileiros. O serviço já é utilizado por mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o país e possui custo de até 30% menor em relação ao 99Pop. Essa nova modalidade veio para reforçar pilares da marca de aumentar a capilaridade social, levando mais mobilidade, economia e agilidade à população.
Unindo duas atividades culturais e economicamente relevantes, a CP+B e o Estúdio Criativo 99 cocriaram a campanha “Dança da Motinha”, estrelada por Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco – ícones do funk nos anos 2000 – e Mc Tchelinho do Heavy Baile Sounds, um coletivo que representa uma nova fusão do funk carioca.
Para esse lançamento, o clipe, traz direção de Aisha Mbikila, da Surreal Hotel Arts, que transporta seu olhar multicultural em toda cenografia, casting e referências de moda que levam o público diretamente para o início dos anos 2000, além de muita coreografia e contemporaneidade.
No filme, Valesca, Tati e Mc Tchelinho, do Heavy Baile Sounds, chamam suas motos diretamente pelo app da 99 e se encontram com segurança e agilidade no baile. A nova composição da letra, áudio e melodia do remake da música, foi realizada por Wil Bone, da Pingado Áudios, em conjunto, com Leo Justi, DJ e produtor do Heavy Baile. Confira:
A estratégia dessa campanha teve início no Baile da Vogue, no Rio de Janeiro, com Valesca Popozuda, que chegou de 99Moto e look esvoaçante de tule pintado à mão predominantemente amarelo com nuances de vermelho e laranja, criado especialmente para o evento. Depois disso, os artistas e influenciadores amplificaram em suas redes sociais o teaser do clipe e conteúdos relacionados ao 99Moto.
Além de inserções em meios tradicionais como TV Aberta e OOH, a marca aposta em desafios de dança no Tik Tok, estimulados pelos artistas da música e influenciadores, convidando o público a participar de forma nativa e conectada às novas plataformas. Além disso, o hit terá inserções em shows oficiais de todos os artistas.
“Mais do que trazer um tema nostálgico para os dias de hoje, nosso objetivo foi conectar um movimento revolucionário como o funk nos anos 2000 com um serviço que também quer transformar o dia a dia das pessoas”, explica Ana Novis, Diretora de Criação da CP+B. “Toda estratégia de conteúdo foi pensada para entregar entretenimento aliado aos assets do serviço de maneira leve e divertida”. Finaliza Marcela Calura, Diretora de Conteúdo da CP+B.
A música estará disponível a partir do dia 17 de fevereiro, no Youtube, da marca e da Valesca Popozuda, além do Spotify. Também é possível conferir conteúdos nas redes sociais das celebridades e nas plataformas da marca Instagram, Youtube.
Sobre a CP+B
A Crispin Porter + Bogusky (também conhecido como CP+B), é membro do Stagwell Inc., grupo global de marketing e comunicação, fundado em 2015 por Mark Penn. A CP+B é uma agência de publicidade fundada em 1988 por Sam Crispin. Crispin tornou-se parceiro de Chuck Porter e Alex Bogusky. No Brasil, a agência foi fundada há 8 anos por Vinicius Reis, Marcos Medeiros e André Kassu, que comandam um time de 170 pessoas e clientes de diferentes universos das áreas de consumo, tecnologia, varejo, saúde etc. Sempre com olhar inovador, descomplicado e divertido.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 20 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.