25 de dezembro de 2016
Encontrar a combinação correta para as cores é uma das partes (e desafios) mais importantes que um criativo pode enfrentar. É através da combinação de cores que o job terá ou não harmonia.
São elas que dizem se o trabalho tem energia, é mais sereno, um pouco mais dark ou voltado para a pegada clean.
Pensando nisso, nós preparamos essa lista para que você aprenda de uma vez por todas como utilizar o círculo cromático e arrasar em suas combinações.
Cores complementares (conhecidas também como suplementares ou de contraste), são tons que estão em lados opostos uns aos outros no círculo cromático.
Esse esquema de combinações funciona muito bem quando você quer que as cores criem um efeito de vida, energia e principalmente quando você quer alcançar o máximo de saturação.
Está é uma combinação de três cores que estão equidistantes uma das outras dentro do círculo, produzindo um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia. Esse tipo de composição cria uma sensação “vibrante” mesmo quando utilizado cores claras e sem saturação.
Utilizando esse esquema você pode combinas de 2 até 5 cores (porém o ideal é utlizar apenas de 2 até 3), que são adjacentes umas as outras. Isso cria uma impressão de calma e simpatia.
Está é uma variação da combinação de cores complementares. Neste caso, você escolhe uma cor primária e duas cores complementares (tons que se encontram os dois diametralmente opostos a cor primária). O efeito criado por esse esquema tem mais contraste, porém é um pouco menos intenso.
Neste caso basta utilizar uma cor primária e duas cores complementares, além de uma cor adicional que acentua as demais.
Utilizando uma combinação de 4 cores equidistantes uma das outras, neste caso os tons diferem uma das outras, mas também são complementares. Isso cria um efeito de dinâmica, vividez e “diversão”.
Deixe nos comentários o que você achou desta postagem e se você acrescentaria algo nesta lista de esquema de cores.