Ao ouvir “Firefox” a maioria das pessoas já pensa imediatamente no famoso navegador Web, porém apesar desse grande reconhecimento por parte do público, até mesmo eles precisam evoluir.
Com a rápida evolução da internet, as pessoas precisam cada vez mais de novas ferramentas para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades que essa tecnologia pode oferecer. Por isso o Firefox está criando novos tipos de navegadores e uma série de aplicativos.
De uma simples captura de tela e compartilhamento de arquivos a formas inovadoras de acessar a Internet usando voz e realidade virtual, essas ferramentas ajudarão as pessoas a serem mais eficientes, seguras e controlarem melhor seu tempo.
A famosa raposa com uma cauda flamejante não oferece ferramentas de design suficientes para representar toda essa família de produtos que está por vir e apenas alterar a cor do logotipo atual não poderia levar a marca para esse novo posicionamento que eles estão buscando.
Uma equipe formada por designers de produtos e marcas da Mozilla começou a imaginar um novo sistema para abranger todos os produtos do Firefox em andamento e os que ainda estão na mente do nosso grupo de tecnologias emergentes. Pensando nisso, eles decidiram compartilhar com o público as duas abordagens de sistema de design que eles tem em mente e receber os feedbacks.
Como tudo isso funciona
Essa não a primeira vez que eles usam o processo de “design aberto” para criar um identidade visual, o mesmo foi feito com a marca Mozilla e eles irão usar uma abordagem familiar. Veja alguns pontos que eles destacaram sobre o processo:
- Eles não estão colaborando com a resposta;
- Não é uma votação;
- Não foi solicitado que ninguém projetasse algo de graça;
- E que com esse processo eles estão apenas fortalecendo o valores de transparência e participação de código aberto, entrando em contato com a comunidade para aprender o que as pessoas pensam.
E eles ainda advertem:
“Embora os produtos e projetos sejam reais, esses sistemas de design ainda são uma obra de ficção. Esses ícones não são os finais. Cada ícone individual passará por várias etapas de refinamento, ou poderá mudar completamente, entre agora e seus respectivos lançamentos de produtos. Nosso foco neste momento está no sistema.”
Critérios de avaliação
Com os feedbacks que estão sendo recebidos eles estão analisando cada um deles e levando em consideração os seguintes pontos:
- Esses dois sistemas ainda se parecem com o Firefox?
- Quão visualmente coesivo é cada um deles? Eles funcionam juntos?
- A lógica de design desses sistemas pode se estender para os novos produtos no futuro?
- Esses sistemas reforçam a velocidade, a segurança, a confiabilidade, a inteligência e a inovação que o Firefox representa?
- Esses sistemas sugerem nossa posição como uma empresa de tecnologia que coloca as pessoas acima do lucro?
Mais detalhes
A arquitetura da marca para ambos os sistemas é composta de quatro níveis. Cada sistema lidera com um novo ícone principal do Firefox (uma espécie de guarda-chuva sob o qual todas as linhas de produtos estarão).
O ícone principal da marca aparecerá nas estratégias de marketing, em eventos, em branding com parceiros e em lugares como a loja do Google Play, onde os produtos podem ser encontrados.
No nível do navegador, de modo geral, a ideia é apenas atualizar o ícone do Firefox Quantum na área de trabalho e planejam continuar com a simplicidade e modernidade do ícone. O Firefox Developer Edition e o Firefox Nightly são renderizados como variantes de cor do ícone Quantum.
Navegadores com um foco singular, como o navegador Firefox Reality para aplicativos de realidade virtual e o navegador móvel Firefox Focus, irão compartilhar a abordagem de design para seus ícones. Eles devem se relacionar mais diretamente com a marca principal.
Por último, os ícones para novos aplicativos e serviços sinalizarão a função exclusiva de cada produto. O tratamento colorido e gráfico une-os e conecta-os à marca principal. Cada forma de ícone é única, permitindo às pessoas distinguir entre as opções vistas lado a lado em uma tela.
Ainda estão explorando opções de tipografia, padrões gráficos, movimento, nomeação, eventos, parcerias e outros elementos do sistema que, usados em conjunto com a consistência do produto, formarão a experiência total da marca.
A ideia é que com a contribuição dos usuários eles consigam um sistema final que tornará o produto Firefox reconhecível no mundo inteiro, mesmo que a famosa raposa não esteja à vista.
Gostou? Caso você queira deixar seu feedback e contribuir com a nova marca, basta deixar um comentário no post oficial deles através deste link.