No mundo da comunicação, uma imagem quando bem posicionada com o tema tem o poder de transmitir a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta. Muitas vezes ela é até capaz de nos fazer lembrar do assunto durante meses.
O uso de recursos visuais em peças de comunicação é algo bastante comum. As imagens possuem um papel especial no estímulo de nossas emoções, além de atrair o olhar e despertar os sentidos que são induzidos pelo pensamento. Por isso nós sempre recomendamos que fiquem atentos a qualidade dos recursos que vocês utilizam, principalmente por questões de direitos autorais.
A assimilação das informações que são passadas através de uma imagem, muitas vezes, independe de cultura, idioma ou grau de instrução. Um exemplo disso são algumas peças criadas em uma língua estrangeira, na qual até podemos não entender o que dizem os textos, porém com certeza somos capazes de compreender o contexto da mensagem através de fotografias ou ilustrações.
Como dito acima as imagens possuem o poder de estimular os sentidos, fazendo com que o processo de assimilação e retenção da informação acontece de forma emocional e subliminar. Devido à força que elas possuem para transmitir ideias ou conceitos, a imagem se tornou um elemento estrutural essencial nas peças de comunicação.
Através da emoção é possível convencer as pessoas a “comprarem” uma ideia, já que a função primordial de uma peça de comunicação é a de conquistar a todos com a sua mensagem, seja para vender ou informar.
Sempre antes de iniciar um trabalho verifique quais serão as necessidades do seu cliente e cogite até mesmo a aquisição de um banco de imagens, como a Fotolia, para evitar dores de cabeça. Para quem ainda duvida do poder de síntese e representação de uma imagem, o ditado popular já diz tudo: uma imagem vale mais do que mil palavras!
Gostou? Deixe nos comentários o quanto as imagens auxiliam em seu jobs.