Os anunciantes vêm se mostrando favoráveis à autenticidade na indústria da propaganda. Mesmo as marcas que não concordam com essa causa não terão outra escolha a partir de agora, na França.
Uma nova Lei, que entrou em vigor no último dia 1º de Outubro no país, determina que qualquer foto usada em um contexto comercial ou publicitário deverá ter uma tarja com a mensagem “Photographie retouchée” (foto retocada) se os corpos dos modelos tiverem sofrido qualquer tipo de alteração feita por programas de imagens digitais.
A pena para quem descumprir a regra é uma multa de 30% do valor total do anúncio – ou, no mínimo, US$ 45 mil quando o percentual do budget for inferior a essa quantia.
A nova lei francesa é parte de um grande esforço de tornar toda a mídia mais responsável. Nos Estados Unidos, Target e American Eagle ganharam elogios dos consumidores após declarações de que não produzem fotos com retoques e a atriz Lena Dunham declarou, no ano passado, que não permitiria mais que fossem publicadas fotos suas com retoques de photoshop. A decisão da atriz e roteirista aconteceu após a publicação de um ensaio da Vogue, em que os retoques em suas fotos foram bastante criticados.
Em meio a toda essa discussão sobre veracidade nas imagens, a celebridade Kim Kardashian chegou a perder mais de 100 mil seguidores no Instagram após paparazzi terem publicado cliques seus em uma praia, em imagens bens diferentes das que ela costuma postar em seu perfil – o que fez seus seguidores descobriram o quanto Kim recorre ao Photoshop.
Fonte: Meio & Mensagem