19 de outubro de 2020
Atores e redatores do programa de humor “Zorra” foram informados pela Globo na última quarta-feira, dia 14, que o humorístico não será mais produzido.
O cancelamento também foi anunciado para o “Fora de Hora” e a “Escolinha do Professor Raimundo“. A boa notícia para os atores é que a emissora criou um grupo para desenvolver um novo programa de humor para as noites de sábado em 2021.
A criação do novo programa terá a supervisão de Silvio de Abreu e será coordenada pelo roteirista Antônio Prata. Uma pequena parte dos redatores dos programas cancelados vai participar do processo. Marcelo Adnet e Fernando Caruso são mencionados entre os que devem fazer parte do grupo de criação.
Há cerca de três semanas, as equipes do “Zorra” e do “Fora de Hora” tinham a informação de que os programas seriam produzidos em 2021. A decisão de cancelá-los, oficializada esta semana, pegou muita gente de surpresa.
A decisão de encerrar três programas e focar em apenas uma nova atração, mais popular, ocorre no contexto do processo de enxugamento de despesas do Grupo Globo. Em nota oficial, a emissora atribuiu a decisâo “aos desafios impostos pela Covid, que têm impactado muito nossos cronogramas de produção“. Veja abaixo a íntegra do comunicado:
“O humor é fundamental para a composição dos nossos conteúdos. Diante dos desafios impostos pela Covid, que têm impactado muito nossos cronogramas de produção, optamos, em 2021, por reunir todo o potencial criativo da Globo em um programa novo, juntando as equipes do ‘Fora de Hora’, ‘Zorra’ e ‘Escolinha’. Assim, vamos oferecer para o espectador o melhor de cada gênero de humor, num programa variado e com muitas possibilidades de desdobramentos futuros. Será um verdadeiro laboratório de formatos e talentos que poderá nos trazer mais novidades“.
Aproveitando o nome do popular “Zorra Total” (1999-2015) com a intenção de agregar audiência, o novo “Zorra” não tinha qualquer relação com o antigo programa. Desde o lançamento, em maio de 2015, o humorístico procurou rir do cotidiano, incluindo do mundo político. O seu slogan era “está difícil competir com a realidade“.
Assim como a criação do “Tá no Ar” (2014-2019), a do novo “Zorra” ocorreu sob o comando de Marcius Melhem, posteriormente nomeado coordenador da área de humor da Globo. Ele deixou a emissora em agosto de 2020, após 17 anos, na esteira de uma investigação interna que sofreu após ser acusado de assédio moral a funcionários.
O “Fora de Hora”, ainda um projeto de Melhem, substituiu em 2020 o “Tá no Ar”, sem o mesmo sucesso. O cancelamento do “Zorra”, do “Fora de Hora” e da “Escolinha”, assim como do quadro “Isso a Globo Não Mostra”, no “Fantástico”, simboliza o fim da era Melhem na Globo.
Fonte/Créditos: UOL.