23 de agosto de 2017
Em Junho, a Google informou a grandes bancos de imagens que poderia destruir de uma só vez todo o mercado de compra e venda de fotos: um algoritmo capaz de remover (sem esforço humano) a marca d’água aplicada a qualquer fotografia.
Maioria dos bancos de imagens utilizam logos transparentes para proteger a sua biblioteca de fotos, como por exemplo a Fotolia. Apesar de ser possível (mas muito difícil) remover esses elementos através de um programa de edição como o Photoshop, um algoritmo tornaria a tarefa muito menos complicada, tornando tudo automático.
O programa da Google analisou centenas de imagens e aprendeu a decidir qual é o pixel corresponde a essas marcas, conseguindo assim remover cirurgicamente todas as marcas.
Felizmente a Google só chegou a usar esse algoritmo para fins de investigação, mas a tecnologia fez soar os alarmes de grandes empresas. Porém se essa tecnologia passar a ser utilizada pode apresentar um grande risco aos bancos de imagem.
Direitos Autorais
Além de apresentar problemas para grandes empresas que trabalham fornecendo imagens essa ferramenta também iria infringir os direitos autorais de diversos profissionais.
Nós estamos sempre lembrado a importância de estar de olho nisso e o quão importante é o uso de imagens licenciadas, por isso recomendamos o uso de banco de imagens, tal como a Fotolia, na qual vocês não precisarão se preocupar com essa questão, pois todos os recursos visuais já possuem as devidas autorizações de uso.