Publicidade
Dark Mode Light Mode

Governo foca no YouTube e Facebook com novas regras de publicidade infantil

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça, está preparando uma nova regulamentação sobre publicidade infantil que deverá publicada ainda já em janeiro e as plataformas como YouTube e Facebook provavelmente serão as mais afetadas e terão que se adequarem as novas regras do governo federal.

A Senacon pretende se basear em regras de publicidade infantil usadas por outros países e que já funcionaram por lá. O levantamento sobre modelos internacionais é realizado com o apoio de uma consultoria ligada à ONU e poderá adotar mecanismos que estão sendo debatidos na União Europeia, como o que exige mais transparência das plataformas sobre seus algoritmos.

O Ministério da Justiça também leva em consideração o guia do Conar com diretrizes sobre publicidade para influenciadores digitais. O documento determina que conteúdos pagos por empresas devem ser identificados de forma explícita, principalmente quando é direcionado ao público infantil.

Todos os envolvidos na divulgação da publicidade devem ser particularmente cuidadosos para que a identificação da natureza publicitária seja aprimorada, assegurando o reconhecimento pelas crianças e adolescentes do intento comercial, devendo ser perceptível e destacada a distinção da publicidade em relação aos demais conteúdos gerados pelo influenciador“, afirma o Conar no documento.

O Conar possui até mesmo um guia com orientações para influenciadores sobre como devem ser apresentados os famosos “recebidos” e menções de produtos sem um acordo publicitário com empresas.

A ideia da Senacon, no entanto, é que sua regulamentação sobre publicidade infantil seja mais abrangente.

A secretária do Consumidor, Juliana Domingues, afirmou que considera a iniciativa do Conar positiva, mas entende que ela apresenta “mecanismos insuficientes para engajar empresas“.

Em 2021, além das novas normas para a publicidade infantil, o Ministério da Justiça planeja definir novas políticas para o comércio eletrônico.

Fonte/Créditos: Tecnoblog.

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

Voltar

Inspirada pela vontade de viajar, Hoteis.com lança linha inédita de home sprays

Avançar

Endemol Shine Brasil indica lançamentos de licenciados para presentes de final do ano