11 de maio de 2016
A tradicional câmara fotográfica, que sempre representou o app, está de cara nova e, diga-se de passagem, muito mais moderna.
Manteve o formato quadrado e a lente do centro, mas substituiu o fundo marrom por um degrade nas cores do arco-íris. Algo que já estava presente no antigo logo, mas de forma muito mais discreta.
“Há cinco anos o app surgiu com a função de editar e compartilhar fotos, mas a comunidade evoluiu e passou a agregar interesses diversos. Se tornou o caminho para que os usuários pudessem contar suas histórias de maneira visual –seja a partir de fotos ou a partir de vídeos. E o logo precisava acompanhar essa evolução”, justifica Melissa Amorim, gerente de comunicação do Instagram para América Latina.
A mudança, segundo Amorin, nada tem a ver com a compra do app pelo Facebook, efetivada em 2012. “Apesar da compra, os aplicativos atuam de forma independente e a decisão partiu única e exclusivamente do Instagram, que viu a necessidade de honrar a identidade do app e representar o seu crescimento”, apontou ela.
Para chegar ao resultado final, como aponta a gerente, foram criadas mais de 300 opções de logos. E para manter uma harmonia na “família” do Instagram, o degrade das cores do arco-íris também foi incorporado aos logos dos aplicativos ligados à empresa, tais como o Boomerang [que transforma fotos em vídeos animados] e o Layout [que possibilita a colagem de fotos].
Mudança no layout do app
Enquanto a página de login passa a ficar muito mais colorida, a interface com a publicação dos usuários se tornou bem mais limpa –e um tanto estranha, na primeira impressão. Os detalhes azuis-marinhos no topo e no rodapé das publicações foram substituídos pelo branco.
“Adotamos o branco para dar mais destaque aos conteúdos publicados pelos usuários. Uma vez dentro do aplicativo, o conteúdo é rei”, explicou Amorim.