A maior lista de patrocinadores da história do Big Brother Brasil marcou o ano de 2023. No total, foram 13 marcas, que deixaram mais de R$ 700 milhões de aposta no reality show da Globo.
A cota mais cara (R$ 105 milhões) foi adquirida pelo Mercado Livre (que entrou no lugar da Americanas), Seara e Stone (substituindo a PicPay). Além dos grandes cotistas, foram registrados 40 anunciantes em ações de conteúdo, como Braskem, Chilli Beans e Estácio, com aumento de 38% em relação ao número de marcas do ano passado.
Zé Delivery foi a marca mais citada pelo público nas redes durante o programa, inclusive no dia da final, chegando a mais de 200 mil menções ao longo dos 100 dias desta edição, diz estudo da Vert.se Inteligência. Em comparação com o ano passado, foram 12,9 mil citações a menos que a marca campeã em buzz, que havia sido a Americanas.
A estreante Stone conseguiu uma boa posição no ranking (4ª), o mesmo lugar que sua concorrente havia ocupado no ano passado. Por outro lado, grandes nomes como McDonald’s e TikTok sequer entraram nos destaques desta edição. Confira a tabela abaixo:
A Seara, que está no quarto ano como patrocinadora, foi um dos nomes com mais menções positivas nas conversas do público. Na nuvem dos termos mais citados referentes aos anunciantes, nota-se frequente menção aos produtos da marca, indicando interesse de quem estava em casa.
Números de 2023
Foram mais de 40 milhões de menções à atração em redes sociais desde a sua estreia (em 16/1), 2.3 milhões de usuários únicos postando sobre o tema e levando a hashtag #BBB23 ao 8º assunto que mais apareceu nos Trending Topics mundial. Mesmo assim, a edição foi controversa, com reclamação sobre mudanças no jogo (como a repescagem, por exemplo), sobre eliminações, fazendo com que o programa registrasse números baixos em algumas de suas votações e queda na audiência (com média de 19 pontos, 3 a menos que o ano passado).
Sobre a Vert.se
A Vert.se é uma consultoria de inteligência de mercado e opinião pública baseada na análise de dados coletados das redes sociais. Uma das pioneiras no Brasil a atuar com inteligência aplicada a dados, com 12 anos de mercado. Seu objetivo é produzir soluções da intersecção entre aplicações Big Data, Data Mining, Social Media Analytics. Sua fórmula combina a experiência de um time interdisciplinar de analistas e engenheiros de software aplicando curiosidade e criatividade para inovar o processo de democratizar a inteligência. Tem como missão ficar na linha de frente desse movimento tecnológico, contribuindo com soluções inovadoras, para ser o maior aliado daqueles que buscam respostas e tomam importantes decisões.