25 de outubro de 2016
A Proporção Áurea é um assunto muito mistificado no mundo do design. Muitos dizem que é ela está presente nas plantas, no rosto, nas obras arquitetônicas e em pinturas famosas, mas a grande verdade é que pouco se sabe sobre esse assunto.
Durante séculos inúmeras pessoas vem tentando explicar como ela realmente funciona, porém isso é ainda um grande mistério para nós meros mortais.
Entendendo um pouco o conceito da áurea
Dizem que a Proporção Áurea aparece quando você divide uma linha em dois pedaços (A e B) e a razão entre eles (A / B) é o mesmo que a razão entre a linha inteira e o pedaço maior ((A + B) / A) e o resultado será algo aproximado de 1,618. Já deu um nó na cabeça não é mesmo?
Sim, a Proporção Áurea envolve matemática. O responsável por tudo isso foi Euclides que descobriu esse cálculo há mais de 2.300 anos na Grécia antiga. Mas não foi ele que deu o nome Proporção Áurea ou Proporção Divina, e isso acarretou uma grande confusão.
Em 1509 Lucas Pacioli escreveu um livro chamado De Divina Proportione analisando as proporções. Após 200 anos, em 1799, a confusão virou uma bola de neve e todos acreditavam que ele havia escrito um livro que apresentava uma teoria estética da proporção áurea.
Como fazer o mal entendido ficar maior ainda? Simples, o ilustrador do livro de Pacioli não foi ninguém menos que Leonardo da Vinci. Na época surgiram boatos que ele também usava a proporção em suas pinturas, como a Mona Lisa.
Ta, mas então essa tal de Proporção Áurea não existe?
Calma, não é bem assim. A proporção é algo real e existe sim! Ela está muito presente na ciência e na natureza de formas diferentes. A mais conhecida dessas formas, talvez seja a da espiral áurea.
Esta espiral também está relacionada com a famosa sequência de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, e assim por diante.
Já na ciência, foram realizadas diversas descobertas sobre a proporção aplicada em nível quântico (mas isso seria um pouco abstrato de explicar) então o exemplo mais prático que podemos trazer seria esse girassol abaixo:
É verdade que a Proporção Áurea também está presente na arte?
De todos os tópicos relacionado a Proporção Áurea esse talvez seja o mais mistificado. Para alguns as teorias apresentadas fazem o total sentido, enquanto para outros é pura baboseira. Separamos um exemplo que acreditamos ter realmente a proporção aplicada na técnica:
Por onde posso começar a aplicar ela em meus jobs?
Nós sabemos que dá um nó na cabeça só de pensar em como começar os estudos sobre isso. É necessário anos e mais anos de estudo para compreender apenas o básico. Um dos profissionais que nós recomendamos para estudar é o Pedro Panetto, ele é uma das autoridades nesse assunto e em seu canal no Youtube ele dá diversas dicas para te ajudar com essa missão.
Caso vocês tenham gostado ou tenham algo para acrescentar fiquem à vontade para postar nos comentários.