Publicidade
Dark Mode Light Mode
iFood alcança marca de 100 milhões de pedidos
Mônica Sousa: a mulher à frente da personagem de Mauricio de Sousa lança autobiografia
Digitalks 2024 se torna um hub de conteúdo e se unifica com três eventos

Mônica Sousa: a mulher à frente da personagem de Mauricio de Sousa lança autobiografia

Mais do que um ícone dos quadrinhos, uma inspiração para a vida real. Mônica Spada e Sousa, a mulher que, quando ainda menina, inspirou a criação de uma das personagens mais amadas do Brasil, lança sua primeira biografia, um convite a conhecer sua real trajetória.

Em Mônica: a mulher à frente da personagem, que chega às livrarias pela Editora Record, a executiva abre o coração e compartilha suas memórias desde a infância, a descoberta da personagem que levava seu nome e a relação singular com a fama do pai, Mauricio de Sousa. A obra destaca como a força e determinação, características marcantes da menina do vestido vermelho, também moldaram sua vida como mulher, mãe, avó e a executiva de sucesso à frente da Mauricio de Sousa Produções.

O livro convida o leitor a trilhar a trajetória inspiradora de Mônica no universo corporativo, desde seus primeiros passos como vendedora, quando a proximidade com o público e a atenção aos seus desejos e opiniões se mostraram ferramentas poderosas. Essa sensibilidade foi fundamental para impulsionar a área de licenciamento da empresa, que hoje, sob sua gestão, responde pela maior parte do faturamento da MSP. A narrativa, rica em detalhes e aprendizados, acompanha sua ascensão a gerente de produtos, revelando os desafios superados e as estratégias que a consagraram como líder, culminando na conquista do cargo de diretora executiva, consolidando-a como fonte de inspiração para profissionais de todas as áreas.

Com honestidade e bom humor, a autobiografia revela detalhes inéditos, como o diagnóstico tardio de TDAH aos 56 anos e como superou desafios para trilhar seu próprio caminho. Além, é claro, de falar de sua relação familiar e do pai, Mauricio. 

“Conhecendo tão bem a trajetória da Mônica, fico pensando com meus botões: logo na sua chegada ao mundo, ela já estava me dando sinais da menina e mulher que se tornaria. Com certeza, não foi fácil para minha filha ter a sua vida atrelada, desde criança, a um dos principais ícones da cultura pop do país. Mas, assim como nos quadrinhos, a principal força da Mônica nunca esteve nos músculos. O seu grande “poder” está na capacidade de superar dificuldades, de incentivar as pessoas à sua volta, de buscar caminhos, de não deixar ninguém desistir. Como qualquer pessoa, a Mônica teve uma trajetória repleta de problemas, soluções, erros, acertos, derrotas e vitórias. E se tornou uma profissional valorosa, uma mãe dedicada e, principalmente, uma grande mulher. E não precisou girar seu coelho — real ou imaginário para isso”, revela Mauricio de Sousa, quadrinista e pai da autora.

“Revisitar a minha trajetória não foi uma experiência fácil. Do primeiro vestido vermelho da minha história, usado por minha mãe no enterro de meu avô, até a consagração da personagem Mônica como ícone do empoderamento de meninas e mulheres, passei por momentos críticos, como a separação dos meus pais, o início da carreira em um ambiente masculino, o meu próprio divórcio, as culpas que vêm com a maternidade, a descoberta do TDHA. Sinto orgulho de ter muito em comum com minha xará, mas são as diferenças que mais enriquecem a nossa relação”, conta a executiva Mônica Sousa, diretora executiva da área comercial da Mauricio de Sousa Produções. 

Repleto de fotos inéditas, o livro é um mergulho emocionante na vida da pessoa que se tornou um ícone de empoderamento feminino e coloca em destaque a força da criadora que também idealizou o projeto Donas da Rua. Essa iniciativa transformadora, desenvolvida com o apoio da ONU Mulheres, ultrapassou as páginas dos quadrinhos e ganhou o mundo, incentivando meninas e mulheres a abraçarem seus sonhos com a mesma garra e determinação que a personagem demonstra nas HQs. Por meio do Donas da Rua, o legado de Mônica se expande, promovendo a igualdade de gênero e inspirando a construção de um futuro mais justo e igualitário, inspirando gerações a perseguir seus sonhos com a mesma garra e determinação que a eterna dona da rua.

Imagens: divulgação.

Voltar

iFood alcança marca de 100 milhões de pedidos

Avançar

Digitalks 2024 se torna um hub de conteúdo e se unifica com três eventos