Dark Mode Light Mode

Mundo Dos Cruzeiros dribla desafios da pandemia com estratégias de marketing

Que a pandemia resultou numa crise mundial e alguns mercados foram mais atingidos do que outros, não é novidade para ninguém! Um dos mercados mais atingidos durante a pandemia foi o de turismo, e em especial o segmento de viagens marítimas que tem tido prejuízos bilionários e centenas de navios de cruzeiros ociosos pelo mundo sem receber hóspedes há um ano.

Com isso, a Mundo Dos Cruzeiros, agência de viagens especializada em cruzeiros marítimos se viu em um cenário de vendas baixas durante meses, mesmo sempre tendo a divulgação digital como principal pilar do negócio, com uma comunidade no Facebook que junta mais de 33 mil cruzeiristas, o que torna uma das maiores sobre o assunto na rede social.

Durante a pandemia, foi percebido que o público não estava mais engajado em postagens tradicionais falando sobre produtos, preços e conteúdos que simplesmente tentam vender de forma comum em um momento que os navios estão parados e a crise sanitária está cada dia mais intensa.

Foi nesse momento que Igor, responsável pela agência de viagens, e a Mary, responsável pela comunidade no Facebook, perceberam que era hora de repensar a forma de atrair, converter e fidelizar seu público com estratégias de marketing pouco utilizadas pelos concorrentes do mesmo segmento.

Uma das estratégias escolhidas foi o marketing de conteúdo com contraste – Estamos tentando vender cruzeiros sem falar de cruzeiros, e sim criando conteúdo sobre assuntos que estejam na moda como por exemplo Big Brother, política, usando trocadilhos e etc” – diz Igor.

E tem dado certo, pois um dos principais produtos da marca no momento, um bloqueio de cabines em um navio de cruzeiros lançamento no Brasil no próximo verão, já está praticamente todo vendido e com o terceiro lote de cabines bloqueadas praticamente se esgotando mesmo faltando quase um ano para a viagem, em um momento onde a maioria no mercado está reclamando que não vende nada e os consumidores estão com medo de comprar.

A ideia é fazer com que nosso público ao navegar pelo feed de notícias vê um conteúdo que parece um assunto da moda como exemplo o preço da gasolina ou a foto de um participante do BBB, e aí repara que é uma publicação em um grupo de cruzeiros, começa a se questionar o que esse conteúdo está fazendo ali e quando se depara na verdade é uma chamada de vendas, quando vemos o público engajou e se interessou pelo produto pela forma criativa de vender” – diz Mary.

Outra estratégia utilizada é o marketing de relacionamento, essa um pouco mais comum. Na intenção de melhorar o engajamento dentro da comunidade no Facebook e aproximar os membros da marca, começamos todo mês a premiar o membro mais ativo dos últimos 28 dias. Mas tem que ter atenção aos detalhes, a marca procura premiar o ganhador do mês com um prêmio personalizado com o gosto da pessoa.

Isso fica fácil porque o membro acaba interagindo bastante na comunidade, então conseguimos identificar seus gostos. Por exemplo, em um dos meses, sabíamos que a pessoa era super fã do Roupa Nova, e então compramos brindes da banda para premiar”, conta Mary. “A estratégia tem dado certo, o público percebe que estamos tendo atenção em cada um, e acaba participando mais da comunidade para ser o próximo premiado, deixando a comunidade sempre engajada”, completa.

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

Voltar

Instagram irá limitar o contato entre adultos e adolescentes na plataforma

Avançar

Cancelamento: quais estratégias de marketing podem impedi-lo?