O Boticário e Vult conquistam leões em Cannes

21 de junho de 2024

Por Alana Santos

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o Oscar global da propaganda, completou 71 anos na edição de 2024.

O evento, que se encerrou hoje na Riviera francesa, reuniu cerca de 12 mil pessoas de 100 países, entre profissionais de marketing, publicidade e relações públicas das maiores agências e marcas ao redor do mundo, além de representantes da comunidade criativa. Nesse contexto de reconhecimento mundial dos melhores cases publicitários, O Boticário e Vult, que integram o portfólio de marcas do Grupo Boticário, celebram a conquista dos primeiros leões da holding, em prata e bronze. 

Essas campanhas tangibilizam a nossa essência, o que o GB vem construindo há 47 anos, entendendo a responsabilidade que temos em ajudar os avanços que desejamos na nossa sociedade, exercendo nosso papel que vai muito além do produto.

Para O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil*, o evento tem um gosto especial, graças ao reconhecimento, com o Leão de Bronze na categoria Glass, uma das mais relevantes por premiar trabalhos de impacto que abordam desigualdade de gênero e são capazes de mudar a cultura. A campanha, que também entrou na shortlist da categoria de PR, convidou à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade de gênero no ambiente corporativo a partir do conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”. No Brasil, a legislação assegura 120 dias de licença para mães, enquanto os pais têm direito a apenas 5 dias – realidade que o Grupo Boticário quer mudar desde 2021, quando implantou obenefício da Licença Parental Universal de 120 dias. 
Além disso, ficaram entre as principais finalistas da marca as campanhas de Dia das Mães, em Film Craft e Film, e o Projeto Extinto, na categoria de Design. Todos os cases foram desenvolvidos em parceria com a agência AlmapBBDO. 

Já Vult, uma das líderes no mercado de beleza do país, conquistou os Leões de Prata e Bronze na categoria de PR (Brand Voice & Strategic Storytelling) e Brand Experience & Activation Lions (Social Behaviour & Cultural Insight), respectivamente, com o case #RespeitaMeuCapelo, criado em parceria com a agência GUT. A campanha desafiou o status quo ao recriar chapéus de formatura para pessoas negras, em parceria com a Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista na pluralidade dos corpos. Os quatro novos modelos de capelos, projetados para atender a diferentes tipos de cabelo – cacheados, crespos e volumosos, são complementados com um mini-documentário com participação da Professora Dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, e com ex-universitárias recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido – com capelos inclusivos.

O movimento #RespeitaMeuCapelo inspirou o projeto de lei 80/20224, protocolado pela vereadora Marta Rodrigues, que pretende aumentar a inclusão no sistema de ensino de Salvador, a capital com maior população negra fora da África, somando 83,2% de indivíduos que se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário, está na França representando o Grupo Boticário. “Estamos muito felizes com as conquistas inéditas para as marcas do grupo e com o espaço que o Brasil, e também as nossas campanhas, têm alcançado na indústria criativa global. Em todas as nossas produções buscamos aproveitar o nosso alcance e potencial criativo para um objetivo maior: gerar impacto positivo. É um orgulho imenso ver nossas marcas liderando conversas sociais relevantes para a sociedade e gerando valor para as pessoas”, explica a executiva.

Cases das marcas que também marcaram presença no festival

O filme “Tormenta”, lançado em 2024 para a campanha de Dia das Mães, com produção da MyMama Entertainment e direção de cena da dupla Kid Burro, apareceu com três menções no shortlist de Film Craft e com duas na shortlist da categoria Film. Para a data, a marca trouxe a maior produção de sua história, que contou com formato inovador e realista e envolveu mais de 200 pessoas e cerca de 30 horas de gravação. A missão era dar luz a uma questão conhecida como um dos períodos mais turbulentos e solitários da maternidade que, muitas vezes, não ocupa o espaço que merece nas conversas criadas para a data: os dilemas e estigmas das mães de adolescentes.

Para fechar, O Boticário também concorreu e ficou na shortlist da categoria Design com o Projeto Extinto, cujo objetivo foi criar um chamado à sociedade e começar um letramento sobre o descarte correto de resíduos sólidos e sobre a preservação ambiental e que trouxe como ação central o lançamento de uma fragrância inspirada no cheiro original da Baía de Guanabara, uma das maiores do mundo, recebe 98 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Abrelpe. A escolha da região se deu pela parceria com a Fundação Grupo Boticário, que já investiu mais de R$13 milhões em iniciativas de apoio à conservação. Para abordar o problema de forma global, o Projeto Extinto também lançou fragrâncias inspiradas em locais que sofrem com o cenário de depredação ambiental por descarte incorreto de resíduos (Índia, Itália, Madagascar e Austrália). 

“A fragrância Extinto foi o primeiro produto do portfólio da marca a não ser comercializada, pois seu objetivo era criar um chamado urgente para conscientizar a população sobre a importância de entendermos a gestão de resíduos como uma preocupação global. Por isso, levamos esse debate a outros continentes, buscando amplificar, por meio de fragrâncias inéditas, uma mensagem de urgência para que os cheiros naturais não desapareçam por causa da poluição”, encerra Marcela De Masi.

Imagens: divulgação.