Ícone do site Publicitários Criativos

O efeito Redpill nas redes sociais da Campari

A Campari Brasil se viu envolvida em uma crise no último mês, quando Thiago Schutz, criador da página Manual Redpill, que prega a “superioridade masculina”, citou a marca durante uma participação no Buteco Podcast, que foi ao ar em 3 de fevereiro e, depois, teria ameaçado a atriz Livia La Gatto.

Segundo estudo da Vert.se, consultoria de business intelligence com foco em dados de redes sociais, Das mais de 30 mil menções à marca desde janeiro/23, 80% aconteceram após o vídeo divulgado com Schutz. Confira o gráfico abaixo.

Evolução de menções ao termo “Campari”

O ANTES E O DEPOIS

Até o fim de 2022, os termos relacionados à marca Campari eram prioritariamente drinques e eventos, com média diária de 86 menções em redes. Em 1/3, foram cerca de 940 citações por dia e algumas com termos negativos, como “ameaça”, “morte” e “bala”.

Fonte: Stilingue

MARCA SE POSICIONOU – E FOI APOIADA!

Campari Brasil publicou uma nota de esclarecimento no dia 27/2 e rapidamente alcançou mais de 2 mil comentários, além de quase 24 mil curtidas no post.

O destaque ficou com os pedidos para que a marca fizesse uma campanha relacionada ao caso voltada para o Dia da Mulher, inclusive com participação de mulheres insultadas por Thiago no vídeo.

Dos mais de 2 mil comentários analisados pelo time de inteligência da Vert.se * 88% deles aprovaram com louvor o posicionamento da marca1.47% destilaram críticas5.88% pediram uma campanha especial da marca sobre o tema7.64% demonstraram interesse em consumir o produto.

*Recorte até a tarde de quarta-feira (01/03)

OS TERMOS MAIS CITADOS EM COMENTÁRIOS

* Análise feita em 01/03, em post oficial da Campari Brasil

Para Carol Zaine, CEO da Vert.se, nem sempre é possível saber quando uma crise assim vai sacudir uma marca, mas a inteligência de dados auxilia em todas as etapas do processo.

“Com o social listening, uma análise minuciosa de redes, a marca consegue perceber o aumento gradual de termos ligados a ela. Quando a crise se instala, um time de técnicos experientes analisa os dados em tempo real para mais agilidade na tomada de decisões. Isso sem contar com estudos aprofundados de comentários para tirar insights valiosos com ideias de consumidores ou possíveis novos clientes, criando oportunidades.”

Sobre a Vert.se

A Vert.se é uma consultoria de inteligência de mercado e opinião pública baseada na análise de dados coletados das redes sociais. Uma das pioneiras no Brasil a atuar com inteligência aplicada a dados, com 12 anos de mercado. Seu objetivo é produzir soluções da intersecção entre aplicações Big Data, Data Mining, Social Media Analytics. Sua fórmula combina a experiência de um time interdisciplinar de analistas e engenheiros de software aplicando curiosidade e criatividade para inovar o processo de democratizar a inteligência. Tem como missão ficar na linha de frente desse movimento tecnológico, contribuindo com soluções inovadoras, para ser o maior aliado daqueles que buscam respostas e tomam importantes decisões.

Foto/Capa: Depositphotos.

Sair da versão mobile