A gestão do inventário é o culminar de todas as actividades de gestão de inventário. Ao utilizar as estratégias correctas de gestão de inventário, assegura-se que se tem sempre a quantidade certa de stock, minimizando ao mesmo tempo o risco de estrangulamentos e custos excessivos. Todas as empresas com stock físico precisam de uma estratégia de gestão de inventário para assegurar um fluxo de caixa consistente.
O que torna a gestão de inventário tão difícil para a maioria das pessoas é que não existe uma forma correcta de o fazer. Existem muitos métodos diferentes de gestão de inventário, desde VMI e MRP ao JIT, EPQ e EOC, e todas elas têm os seus pontos fortes e desafios únicos a considerar. A abordagem mais eficaz é muitas vezes determinada pelas condições de mercado futuras e actuais.
Contudo, a chave para uma gestão de inventário bem sucedida com qualquer estratégia é assegurar que os dados correctos sejam recolhidos em todas as fases do ciclo de vida do produto.
O que é a gestão de inventários? Os princípios básicos
A software de gestão de estoque é uma das ferramentas que os proprietários de empresas utilizam para avaliar o desempenho da sua organização. Com o software certo, pode monitorizar os níveis de inventário em qualquer altura e garantir que está no caminho certo para o lucro e o sucesso.
Tanto as pequenas empresas como as grandes empresas dependem de tal tecnologia. No entanto, quanto maior for a sua empresa, maior será a probabilidade de necessitar de software analítico particularmente avançado.
Com a tecnologia de gestão de inventário, pretende garantir que tem sempre a quantidade e qualidade certas de produto à disposição dos seus clientes.
Porque é que a gestão de inventário é importante?
A gestão do inventário determina exactamente como as empresas gerem os seus negócios, aumentam as vendas e servem os clientes numa base consistente. Se tiver quaisquer produtos que se movimentem fisicamente na sua empresa, precisa de gestão de inventário. Quer seja um distribuidor grossista ou um pequeno retalhista, a gestão de inventários continua a ser importante.
Se os seus clientes tiverem de esperar demasiado tempo para obterem os produtos que oferece, geralmente recorrerão a um concorrente em vez disso. Aqui estão alguns dos benefícios da gestão de inventário:
- Mantenha clientes satisfeitos: A gestão de inventário determina a rapidez de entrega dos produtos aos clientes e a fiabilidade do cumprimento das encomendas. Os clientes voltarão normalmente se souberem que a sua organização, por exemplo um supermercado e, a propósito, encomendar tal software em https://www.leafio.ai/pt/solution-for-grocery-stores/ , pode entregar as encomendas a tempo e horas;
- Faça crescer o seu negócio: À medida que as empresas se tornam mais complexas, a sua gestão de inventário também cresce. À medida que acrescenta novas instalações, contrata pessoal e acrescenta linhas de produção, torna-se cada vez mais difícil gerir manualmente os seus materiais e inventário. O software de gestão de inventário será útil aqui para o ajudar a obter o controlo do seu inventário físico;
- Melhorar a visibilidade empresarial: poder visualizar todo o ciclo de vida do seu produto do início ao fim dar-lhe-á informações úteis sobre a sua empresa. Descobrirá quais dos seus produtos são mais valiosos e descobrirá formas de acrescentar novos fluxos de receitas;
- Poupe dinheiro: a gestão do inventário facilita a adição de novos produtos e canais ao seu negócio, permitindo-lhe aumentar as receitas. Mas também pode usar os métodos certos para eliminar ineficiências que o possam levar à perda de inventário, faltas, elevados custos de armazenamento e problemas com lucros crescentes.
Foto/Capa: Depositphotos.