A Opera, empresa norueguesa de navegadores, revelou nesta quarta-feira (26) o Opera One R2, a mais nova versão de seu principal navegador para Windows, macOS e Linux.
Com este novo lançamento, a gigante de tecnologia aprimora, mais uma vez, seu browser centrado em inteligência artificial, desta vez com foco específico na reprodução de multimídia, gerenciamento de abas e design.
Opera One chega à sua segunda versão com o R2
Apresentado pela primeira vez em 2023, o Opera One reinventou a navegação moderna ao centrar a experiência do usuário em torno da Aria, a IA nativa do Opera. Seu lançamento também introduziu um novo design modular e uma arquitetura de navegador criada com um compositor multi-threaded para o produto principal da empresa.
O Opera One R2 é uma continuação dessas mudanças e traz uma nova atualização de design.
Multimídia e um novo visual
Os usuários da internet de hoje consomem mais conteúdo multimídia do que nunca: o streaming de música não para de crescer e o material audiovisual domina a internet, o que representa mais de dois terços do tráfego global. Reconhecendo essa tendência, a Opera traz a experiência multiplataforma para o centro da navegação com o lançamento do Opera One R2 para melhorar a jornada dos usuários.
A nova versão otimiza o recurso Player de multimídia do navegador e até mesmo o liberta da barra lateral, onde atualmente está alojado. O Music Player atualizado permite aos usuários pausar ou pular uma música ao passar o mouse sobre ela na barra lateral, sem necessidade de alternar abas ou aplicativos. E assim como com o módulo de Vídeo Flutuante, os controles do Music Player em breve estarão livres da barra lateral para serem movidos para qualquer lugar ao redor do navegador.
Além disso, o Vídeo Flutuante foi redesenhado para se encaixar melhor no novo visual do Opera One R2 sem perder suas funcionalidades. Agora é possível destacar qualquer vídeo de qualquer plataforma e colocá-lo, ou redimensioná-lo, onde e como quiserem.
Seja para pular uma música que não combina com o humor ou apertar pause/play, esses recursos fornecem um ponto de acesso fácil ao conteúdo multimídia.
A nova versão também chega com novos temas, ou seja, o Opera ganhou uma interface que irá se adaptar melhor à personalidade de cada internauta. Esses temas também incluirão efeitos sonoros para determinadas ações na interface do usuário.
Tela Dividida para abas
Como a empresa que originalmente inventou as abas na navegação, a Opera sabe o quão vitais elas são na vida das pessoas. É por isso que o navegador recebeu as Ilhas de Abas há um ano – uma poderosa ferramenta de agrupamento de abas. Agora, o Opera One R2 introduz a Tela Dividida: um recurso que permite aos usuários trabalharem em duas abas simultaneamente, colocando-as lado a lado – na mesma janela do navegador. Este recurso visa melhorar a produtividade dos clientes ao navegar com o Opera, dando uma nova dimensão às guias e melhorando a experiência geral com o navegador.
Junto com a Tela Dividida, a Opera também está trazendo dois outros recursos relacionados às abas:
Os novos Emojis de Abas permitem aos usuários decorar e marcar abas com emojis. Isso torna as guias facilmente reconhecíveis e adiciona um toque de diversão a elas. Há mais de mil emojis para escolher, e cabe aos internautas decidir qual significado dar a cada emoji.
Com esta atualização, as abas também começarão a deixar rastros que destacam sutilmente as mais recentemente visitadas, entre elas: quanto mais clara a linha que a sublinha, mais antiga é a aba e vice-versa. Isso permite aos usuários verem suas abas mais recentes de relance. O recurso aparecerá automaticamente para os usuários que abrirem mais de trinta guias.
Capacidades aprimoradas de IA
Em 2023, a Opera lançou as bases da navegação moderna ao redesenhar seu navegador principal em torno da IA, o que fez dele o primeiro do mercado centrado em IA a alcançar um público massivo. A inteligência artificial da Opera, Aria, ajuda os usuários com tarefas como resumir conteúdo, escrever relatórios, encontrar informações atualizadas, traduzir documentos e até planejar viagens.
Além disso, com a união dos resultados mais relevantes do programa experimental AI Feature Drops, com o Opera One R2, as capacidades da Aria são aprimoradas para oferecer aos usuários ainda mais ferramentas para navegar na web.
A empresa também traz recursos como Geração de Imagens e Reprodução de Voz para o Opera One R2. Eles permitem aos usuários gerar imagens diretamente a partir de seus prompts no chat da barra lateral da Aria ou na linha de comando do navegador, e ouvir suas respostas – a IA também ganhou capacidades de Compreensão de Imagens que permitem aos usuários fazer upload de imagens para o chat da barra lateral para a ferramenta analisar.
Por exemplo, a Aria pode reconhecer um modelo específico de carro ou sapato, dar contexto sobre uma marca famosa e até resolver problemas matemáticos.
Finalmente, esta atualização também traz o modo Contexto de Página, que permite aos usuários fazer uma imersão profunda na página a partir da linha de comando. Neste modo, as pessoas podem resumir conteúdo, encontrar informações específicas e até obter traduções da página em que estão.
O Opera One R2 agora está disponível para testes por entusiastas de navegadores na versão Developer, com seu lançamento completo programado para o final deste ano.
Imagens: divulgação.