Estamos apenas a algumas semanas da nova temporada do futebol europeu e a Premier League já está provando o quão competitiva ela pode ser.
Conhecido por sua imprevisibilidade, você só precisa olhar para alguns dos resultados gerados a partir de suas semanas de abertura – o Liverpool ainda não ganhou um jogo, o Manchester City empatou em 3-3 com o Newcastle United, o Brentford deslumbrante Manchester United 4-0 – para ver como pode ser difícil fazer uma aposta esportiva na primeira divisão da Inglaterra.
O City de Pep Guardiola ainda é favorito para ganhar o campeonato, fazendo dele um terceiro título consecutivo e um quinto em seis anos, mas com a Copa do Mundo terminando a temporada em novembro, os jogos estarão chegando grossos e rápidos e cada equipe terá seu plantel testado a profundidade em algum momento. O Brasil tem sua melhor chance em 20 anos de levantar o troféu no Qatar, e espera-se que uma infinidade de estrelas da Premier League esteja presente nos planos de Tite quando se tratar de selecionar seu plantel final. Continue lendo, enquanto damos uma olhada em alguns jogadores em potencial da Seleção para ficar de olho na Inglaterra nesta temporada.
Gabriel Jesus – Arsenal
Considerando a rapidez com que ele foi posto de lado pelo Guardiola ao assinar Erling Haaland, seria de se pensar que havia grandes deficiências no jogo de Gabriel Jesus. Muitas vezes, ele se deslocou para acomodar o enorme volume de jogadores de elite no Etihad, Jesus trocou Manchester por Londres ao se juntar ao ex-assistente Mikel Arteta no Arsenal, e tem prosperado desde então. Agora jogando como um número nove mais reconhecido, Jesus encontrou sua melhor forma em uma camisa do Gunners, marcando por diversão enquanto o Arsenal monta um desafio para uma vaga na Liga dos Campeões – atualmente imbatível no momento em que escreve.
Jesus tem sido implacável na frente do gol e poderia fornecer o parceiro perfeito para Neymar, agora jogando mais centralmente ele mesmo para Tite. Quando se considera a queda de Roberto Firmino na forma e Richarlison se mostrando menos eficaz para o Tottenham Hotspur, Jesus poderia reivindicar ser o atacante de primeira escolha no Qatar, e tendo liderado a linha às vezes durante as eliminatórias, ele finalmente acrescentou a maturidade ao seu jogo necessária para marcar gols com regularidade. Espere que ele esteja lá em cima na corrida para a Chuteira de Ouro.
Phillipe Coutinho – Aston Villa
Durante a última campanha brasileira na Copa do Mundo na Rússia, Phillipe Coutinho tinha acabado de completar seus primeiros seis meses em Barcelona, tendo se juntado aos catalães de Liverpool em um negócio no valor de mais de £150 milhões. Quatro anos depois, e sua trajetória profissional dificilmente é como ele esperava. Um período difícil no Camp Nou resultou em um empréstimo ao Bayern de Munique, e embora Coutinho tenha ganho o triplo, ele desempenhou um papel pouco importante no sucesso do bávaro.
A crise financeira do Barcelona os forçou a contratar mais jogadores no inverno passado e, enquanto Coutinho não conseguiu garantir uma mudança permanente, ele foi enviado por empréstimo ao Aston Villa, dificilmente o glamouroso retorno à Inglaterra, mas isso permitiu que ele se ligasse ao ex-companheiro de equipe do Liverpool, Steven Gerrard, agora no banco de reservas do Villa Park. Gerrard não perdeu tempo em assinar com o agora 30 anos de idade um contrato de longo prazo por 15 milhões de libras e, embora ele tenha mostrado flashes de brilhantismo, você se pergunta se ele causará impacto suficiente para ganhar um lugar no time do Tite desta vez.
Bruno Guimarães – Newcastle United
Desta vez, no ano passado, parecia que Bruno Guimarães estava destinado a uma mudança para a Inglaterra, com jogadores como Arsenal e Liverpool interessados na assinatura do meio-campista do Lyon. No entanto, poucos poderiam ter previsto que, quando ele se lavasse na costa inglesa, estaria no nordeste do Newcastle United. O gerente Eddie Howe recebeu um influxo de dinheiro em janeiro e não se poupou a despesas para trazer o criativo brasileiro ao St James Park por um recorde de 45 milhões de libras esterlinas no clube.
Do nada se podia ver o talento de Guimarães comparado com seus colegas de equipe do Newcastle. E enquanto ele sacrificou jogando futebol na Liga dos Campeões, é um pequeno preço a pagar pelo amor que recebeu desde que assinou pela equipe de meio de mesa. Será interessante ver se a posição dos Magpies na tabela influencia a decisão de Tite de escolher Guimarães, que se apresentou regularmente durante as eliminatórias e pode ser destacado em um papel de caixa a caixa, assim como um pivô na frente da defesa.