5 de fevereiro de 2019
A imagem de um ovo que se tornou a foto mais curtida da história do Instagramera uma campanha de alerta sobre saúde mental.
Tudo começou em janeiro, quando a conta @world_record_egg postou apenas a foto de um ovo, explicando que o objetivo da imagem era receber mais curtidas que a primeira foto de Kylie Jenner e sua filha, até então a imagem com mais likes na rede social (18 milhões).
O pedido deu certo e a foto do ovo bateu o recorde, alcançando mais de 50 milhões de curtidas no total.
Depois de alcançar seu objetivo, o perfil passou a postar novas imagens em uma sequência do ovo quebrando a casca, e um dos posts dizia: “A espera acabou, tudo será revelado no domingo, depois do Super Bowl. Assista antes, só no @hulu”.
Diferente do que todos pensaram, toda essa movimentação era uma campanha de alerta sobre saúde mental. O perfil publicou hoje um vídeo no qual o ovo se quebra alegando a pressão que sofreu da internet: “A pressão das redes sociais me afetou. Se você também estiver sofrendo, fale com alguém”.
A mensagem traz ainda o endereço do site www.talkingegg.info, no qual é possível encontrar uma lista de instituições que lidam com saúde mental em diferentes países.
O responsável pela campanha é Chris Godfrey, de Londres. Em entrevista ao The New York Times, o publicitário diz que a intenção era testar se algo tão simples quanto um ovo pode ser mais popular que uma celebridade.
A ideia agora é usar o ovo para apoiar outras campanhas que tenham a ver com o projeto. Segundo Chris, muitas empresas já entraram em contato querendo promover seus produtos na imagem, mas eles têm recusado o que “não combina com o ovo”.