Atrair profissionais envolvidos no mercado editorial é o foco principal do Espaço.
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2024, terá dez espaços com programação oficial e um deles será o Papo de Mercado, especialmente dedicado a discussões sobre temas relevantes para profissionais do setor do livro, promovendo a troca de experiências entre editores, livreiros, distribuidores, gráficos, autores, tradutores e revisores, entre outros. Com curadoria de Cassia Carrenho, a programação incluirá debates sobre leis em pauta, grandes discussões do setor, e temas como inteligência artificial.
A curadora explica que, nesta edição, a programação terá uma divisão temática para cada um dos dias do evento e que o objetivo é atrair um público interessado em ampliar o seu conhecimento sobre o setor e também aproveitar para fazer networking. “A ideia é trazer especialistas envolvidos no mercado editorial, que não são só representantes de editoras ou livrarias, mas também tradutores, revisores, preparadores, entre muitos outros. E fazer a divisão de temas, irá ajudar os visitantes na identificação dos temas ideais que cada um busca”, completa.
Entre os destaques da programação, já estão confirmadas as mesas Equilíbrio e Felicidade: Sucesso Sustentável para Empreendedores, com a participação dos convidados Nizan Guanaes, Arthur Guerra e Marcos Pereira; Editando o Futuro: Inovação e Crescimento no Mercado Editorial, com o convidado Ronald Schild; Com o tema Versos e Vozes: Oportunidades na Economia Criativa da Periferia, participam Sérgio Vaz e Maria Vilani (mãe do Criolo); O que é uma boa tradução? Como medir a qualidade de um livro traduzido, será conduzido por Jana Bianchi, Stefano Volp e Matthias Grenzer; Uma imagem fala mais que palavras? A importância das ilustrações nas histórias, comandado por Estevão Ribeiro, Marcelo D’Salete e Flávia Borges e na mesa Carreira de riscos (e rabiscos): quais as possibilidades para ilustradores, quadrinistas e designers no mercado editorial, fica sob o comando dos convidados Rafael Calça (Vencedor Jabuti) e Tainan Rocha.
Além disso, a Bienal contará com outros nove espaços: Arena Cultural, Salão de Ideias, BiblioSesc, Espaço Infância, Espaço Educação, Cozinhando com Palavras, Cordel e Repente, Auditório Ziraldo e o Espaço de Autógrafos Suzano. Cada um desses espaços tem curadorias específicas e atividades variadas que vão desde bate-papos com autores até apresentações artísticas.
Sobre a Bienal Internacional do Livro de São Paulo:
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, é um dos maiores eventos literários da América Latina, reunindo autores, editores, livreiros e leitores em um espaço dedicado à celebração da cultura e da literatura.
Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/bienaldolivrosp/
Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp
Twitter: https://twitter.com/bienaldolivrosp
Serviço
27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
6 a 15 de Setembro de 2024
Dias 06/09 e de 09 a 13/09 – 9h às 22h;
Dias 07, 08 e 14/09 das 10h às 22h;
Dia 15/09 das 10h às 21h;
Distrito Anhembi
Rua Olavo Fontoura, 1209 | Santana | São Paulo
Foto de Thought Catalog na Unsplash.