Dois estudos foram publicados nesta segunda-feira (10) na revista científica “Annals of Internal Medicine”, onde dizem que as pessoas com o hábito diário (tipo eu) de consumir o velho e bom cafezinho vivem mais.
Os dados são de 10 países europeus e incluem 520 mil homens e mulheres, uma das maiores amostras para uma pesquisa já feita em relação ao café.
Os artigos concluíram que as pessoas que consomem uma xícara de café por dia, tem 12% a menos de chance de morrer do que quem não bebe. E a porcentagem aumenta para quem bebe de duas a três xícaras por dia, as chances de morrer cai pra pra 18%.
Descafeinado
O benefício de uma vida mais longa ocorre também para quem bebe o café descafeinado, de acordo com Veronica W. Setiawan, autora principal do estudo multiétnico, não é a cafeína o componente-chave.
“Não podemos dizer que o café te deixará ficar mais velho, mas vemos uma associação. Se você gosta de tomar café, beba! Se você não é um bebedor de café, então pode considerar começar a tomar”, disse Setiawan.
Antes desses dois estudos, a bebida já era associada a um menor risco de morrer por doenças do coração, câncer, infarto, diabetes, doenças respiratórias e renais.