A ASA (Advertising Standards Authority) órgão que regula a publicidade no Reino Unido semelhante ao Conar brasileir, anunciou que peças publicitárias que apresentem estereótipos ou conotações sexistas serão automaticamente proibidas no país.
O órgão explicou que um comercial que mostrar, por exemplo, uma mulher varrendo a casa enquanto um homem está sentado vendo televisão, dando a entender que ambos cumprem suas únicas e obrigatórias tarefas e que nada pode ser mudado, estará contra as diretrizes.
Campanhas que reforçam conceitos como “coisas de menina” e “coisas de menino”, novamente reiterando papéis inflexíveis, também não estarão de acordo. Outros anúncios que serão alvos dessa nova investida são aqueles que costumam retratar modelos muito magras e que criam padrões bizarros de beleza para garotas e mulheres.
A hiperssexualização das mulheres também está na lista de coisas a serem combatidas. Para o órgão, campanhas que reforçam o sexismo e os padrões sobre gênero e corpo limitam o poder de decisão de crianças e jovens adultos, que acabam manipulados.
E vocês, o que acham desse posicionamento do Reino Unido?