26 de outubro de 2016
Com o advento das redes sociais, ficou cada vez mais comum que marcas se proponham a fazer campanhas publicitárias com escopo de fazer com que os consumidores sintam-se compelidos a fazer parte de algo maior. Antigamente isso era feito por meio de promoções.
Hoje, a ideia é que o consumidor faça igual ao seu ídolo e poste nas redes sociais o feito para todos verem. O share (compartilhamento) e a “viralidade” acabaram se tornando objetos. Bom exemplo aconteceu nesta semana, quando o Burger King “se fantasiou de McDonalds” na véspera do Halloween.
Outros exemplos bacanas nessa tendência envolvem ídolos. No caso, jogadores de futebol. Neymar e Ronaldo são facilmente dois dos maiores atletas brasileiros nos últimos 15 anos. O primeiro foi um dos “responsáveis” pela medalha de ouro no Rio 2016 e o outro o artilheiro na conquista do quinto título da Copa do Mundo em 2002.
A campanha “#RaiseIt”, de iniciativa da PokerStars, tem como proposta o “desafio”, a “competição” e após o amigo postar um vídeo com habilidades, fazer algo maior. Tal qual como, numa mesa de poker, o amigo aposta e você aumenta essa aposta (to raise, em inglês, significa aumentar algo e raise é o ato de aumentar uma aposta no poker). Ronaldo e Neymar Jr. são dois entusiastas do poker já há algum tempo – tal qual outros atletas, como Cristiano Ronaldo. Dentinho é outro jogador que vem tendo sucesso na modalidade, inclusive ganhando um torneio recentemente. Então nada mais natural que eles estejam presentes na campanha.
A proposta é explicada por André Akkari, campeão mundial de poker. “#RaiseIt é uma campanha que mostra uma competição sempre ligada ao entretenimento, que é exatamente o que o poker faz. Somos um esporte da mente e, como todo esporte, também há os momentos de competição, mas não deixamos a parte divertida do jogo”.
Neymar começou a brincadeira fazendo embaixadinhas e colocando a bola dentro de um porta-malas, desafiando Ronaldo com a hashtag. O penta-campeão do mundo aumentou a aposta de maneira bastante divertida e a altura do desafio: o “fenômeno”, como era conhecido na época de jogador, colocou a bola dentro de um conversível em movimento com apenas um chute. “Fazer esse desafio com Neymar foi muito divertido e fiquei muito feliz em participar”, disse Ronaldo.
Vários jogadores de poker, fãs dos craques e amantes da modalidade enviaram seus desafios marcando colegas e amigos através do site designado para tanto. Abaixo você confere o desafio de Neymar e o de Ronaldo na sequência. Acha que consegue fazer igual?