Quem não se lembra do lançamento que a Samsung fez para seu smartphone modelo A8, com display ultra fino e infinito? O modelo foi marcado por ter como “ponto forte” as câmeras dos aparelhos.
Nesta semana, dia 14, a Samsung voltou a falar sobre o modelo em seu Twitter utilizando imagens em alta resolução e com efeitos alegando que as fotografias haviam sido tiradas utilizando os aparelhos.
Porém, um dos usuários percebeu algo estranho na postagem e foi procurar mais detalhes sobre a imagem, descobrindo que na verdade ela havia sido tirada de um banco de imagens.
Assim que ele encontrou a fotografia no Gettyimagens foi questionar a Samsung, que em um primeiro momento, negou que a imagem não era tirada com seus aparelhos.
A resposta gerou um grande buzz dentro do Twitter, fazendo com que a marca deletasse a publicação e explicasse que a resposta dada anteriormente realmente estava errada e que apesar da maioria das fotografias serem tiras utilizando os smartphones algumas, como essa, são de banco de imagens, mas que o objetivo é de “expressar a atitude do público-alvo”.
Essa não foi a primeira vez que a Samsung utilizou imagens compradas como se fossem suas e os usuários estão agora questionando a integridade da marca.
Caso queiram vocês podem acompanhar a discussão através do tweete abaixo:
Quer enganar quem, @SamsungBrasil? pic.twitter.com/Xy7b2dsRcz
— Fᴇʟɪᴘᴇʀᴀs (@feliperas) 16 de agosto de 2018
Em um comunicado oficial a Samsung diz:
“A Samsung informa que nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos. Sobre o post em questão, a empresa esclarece que, ao contrário do que foi informado em sua página oficial no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação do smartphone. A Samsung reforça que segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor”