20 de agosto de 2021
A Renner foi vítima nesta quinta-feira, dia 19, de um ataque cibernético que afetou parte dos seus sistemas e de sua operação.
Por volta das 18h45 da quinta-feira, o site da empresa, que também é usado como loja virtual, não permitia acessar produtos e o site Lojas Renner S.A., que apresenta informações institucionais para investidores, também ficou fora do ar.
O aplicativo da loja para Android apresentou um aviso de que “o sistema teve uma instabilidade” e, por isso, não conseguiu carregar as páginas. Em um comunicado oficial, a companhia afirmou que as informações em seus principais bancos de dados foram preservadas e que a operação nas lojas físicas não foi afetada.
“Em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas”, diz nota da Lojas Renner.
De acordo com o comunicado, a marca diz que faz uso de padrões rígidos de segurança e que vai aprimorar sua infraestrutura para adotar mais protocolos de proteção de dados. além disso, eles disseram que manterão o mercado informado e que notificará o caso às autoridades competentes nos próximos dias.
No último sábado, dia 14, o Ministério da Economia revelou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional também foi alvo de um ataque por ransomware. Porém, a Lojas Renner não informou se também foi vítima de um ransomware.
Os hackers estão pedindo US$ 1 bilhão (algo em torno de 5.4 bilhões de reais) para devolver os dados.
Fonte/Créditos: G1.