O movimento do Sleeping Giants Brasil deu início a mais uma campanha contra o discurso de ódio.
Desde ontem, patrocinadores da liga espanhola de futebol, La Liga, como o Banco Santander, Fifa, Puma, Mahou, Allianz, Microsoft e Sócios.com foram notificados pelo movimento, que está cobrando para se posicionarem. Ao todo, 20 patrocinadores da La Liga serão acionados.
Segundo levantamento realizado pela BBC, os episódios de racismo contra Vinícius Júnior na Espanha são recorrentes e estão se intensificando. No último dia 21 de maio, o ocorrido na partida do Real Madrid contra o Valencia foi o décimo caso noticiado como racismo contra o jogador brasileiro. E esse levantamento mostra que os episódios de racismo contra o atleta estão se intensificando: houve um caso em 2021, três em 2022 e seis neste ano.
“Nossa expectativa é que as marcas se posicionem e pressionem a instituição a agir, para que casos como esse não voltem a se repetir, nem com Vinicius, nem com qualquer outro atleta que participe de seus campeonatos. Estamos fazendo os posts em português e em espanhol, para mostrar que não só o Sleeping Giants Brasil, mas que brasileiros e espanhóis como um todo, não toleram o racismo e que esse tipo de ação deve ser punida”, complementa Mayara Stelle, co-fundadora e diretora administrativa e financeira do Sleeping Giants Brasil.
Imagem: Divulgação.