Ícone do site Publicitários Criativos

Spotify defende trabalho remoto e afirma: funcionários em home office não são crianças

O Spotify reforçou recentemente seu compromisso com a política Work From Anywhere (WFA), lançada em 2021 durante a pandemia, permitindo que os funcionários trabalhem de qualquer lugar do mundo.

Em entrevista ao site Raconteur, a Chief HR Officer do Spotify, Katarina Berg, defendeu a filosofia da empresa, enfatizando que “trabalhadores remotos não são crianças” e que profissionais contratados com experiência e responsabilidade devem ter liberdade para escolher o local de trabalho que melhor se adapta ao seu estilo de vida e produtividade.

Um Contraponto aos Mandatos de Retorno ao Escritório

Enquanto grandes empresas de tecnologia como Amazon e Dell estão exigindo que seus funcionários retornem ao escritório, o Spotify segue na contramão. Desde a implementação do WFA, a empresa não percebeu uma queda significativa na produtividade, o que justifica a confiança na política.

Segundo Berg, o sucesso do Spotify está atrelado à capacidade de atrair grandes talentos, o que se torna mais fácil quando a empresa oferece flexibilidade, um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais atualmente.

Flexibilidade com Propósito: Conectando Equipes com Core Weeks

Para manter o senso de equipe e engajamento entre os colaboradores, o Spotify organiza uma “core week” anual, na qual os funcionários são convidados a passar uma semana presencial no escritório. Essa prática, segundo Berg, é suficiente para fortalecer os laços entre os times e incentivar a colaboração, sem impor uma frequência rígida de trabalho presencial.

Essa abordagem coloca o Spotify como uma das poucas empresas no setor a manter uma postura verdadeiramente flexível, priorizando a satisfação dos funcionários e permitindo que eles escolham a maneira mais produtiva e confortável de trabalhar​.


Gostou desse conteúdo? Fique ligado no blog do Publicitários Criativos para mais novidades sobre o futuro do trabalho e as tendências no mundo corporativo!

Imagens: Divulgação/Spotify.

Sair da versão mobile