Publicidade
Dark Mode Light Mode

Spotify utiliza IA para transformar as músicas mais ouvidas em podcasts

O Spotify, em parceria com o Google Cloud, acaba de lançar uma nova funcionalidade: a criação de podcasts personalizados com base nas músicas mais ouvidas por cada usuário ao longo do ano.

Usando inteligência artificial de última geração, a novidade transforma a experiência do Wrapped (tradicional retrospectiva anual da plataforma) em algo ainda mais interativo e único.

Como funciona o podcast personalizado do Spotify?

A tecnologia de IA analisa os dados das músicas mais escutadas pelo usuário durante o ano e cria uma narrativa única que acompanha as músicas selecionadas. Cada episódio é apresentado com comentários automáticos, que explicam os gostos musicais, tendências e até momentos específicos de pico nas playlists. Com essa inovação, o Spotify dá um passo além da simples retrospectiva visual, promovendo uma experiência imersiva para os ouvintes.

“No Spotify, é claro, amamos áudio e podcasts, e estamos sempre procurando estar onde nossos usuários estão ouvindo”, comenta Molly Holder, diretora sênior de produto para personalização do Spotify.

O recurso é baseado em modelos de linguagem de grande escala (LLMs), combinando o aprendizado profundo do Google Cloud com a já poderosa análise de dados do Spotify. A ideia é entregar episódios que não apenas informam, mas também entretenham e envolvam emocionalmente os usuários.

Por que isso é relevante?

Além de personalizar ainda mais a experiência, essa novidade reforça a posição do Spotify como líder em inovação no setor de streaming. Ao transformar gostos musicais em um conteúdo tão único como um podcast, a empresa expande as possibilidades de engajamento com sua base de usuários.

Para os publicitários, essa iniciativa é uma lição de como usar a personalização para fidelizar o público. O formato podcast segue em ascensão, e a integração da inteligência artificial com dados pessoais traz um nível de interação que pode inspirar campanhas futuras em outras áreas.

IA e o futuro do Spotify

O Spotify já é conhecido por explorar a inteligência artificial em diversas frentes, como no Spotify DJ, que cria playlists personalizadas com narrações baseadas no histórico musical do usuário. Com a criação de podcasts personalizados, a plataforma reforça sua missão de usar a tecnologia para conectar pessoas à música e às histórias por trás dela​.

Essa funcionalidade é mais um exemplo de como a IA pode transformar o marketing digital e as experiências personalizadas.

Voltar

GSK terá stand na CCXP pela primeira vez

Avançar

Capcom lança camisas de futebol inspiradasem Street Fighter