2 de junho de 2024
O novo logotipo “Switzerland” – exclusivamente em inglês, apresenta, no lugar da letra T, a cruz Suíça simbolizando a origem confiável e o otimismo do destino.
A cruz simbólica vai muito além de um padrão, foi ampliada e decorada com um monocromático de cinco tons oscilando entre o vermelho e o rosa, como sinal de modernidade, diversidade e autonomia.
Em 1995, o “Escritório Nacional de Turismo da Suíça (ONST)” tornou-se a atual organização nacional de marketing turístico conhecida mundialmente como Switzerland Tourism (ST). A imagem do destino como hoje é conhecida foi então criada sob o símbolo da flor dourada, que fez parte do imaginário coletivo de toda uma geração.
Hoje, quase 30 anos depois, levando em consideração que as exigências impostas a uma marca são completamente distintas das que predominavam nos anos 90, o Switzerland Tourism (ST) decidiu criar um novo conceito de identidade visual digital tão única quanto de fácil reconhecimento. O caminho iniciado em 1995 é assim perpetuado de forma consistente, mas a um patamar mais elevado.
Pela primeira vez na história da promoção turística da Suíça, um conceito completo de marca substituiu uma simples sigla. Assim, “Switzerland” deixará de apenas promover o destino, mas acompanhará o turista durante toda a sua jornada, desde a inspiração até o planejamento da viagem.
A ideia inicial que data da criação da flor dourada é assim orgulhosamente continuada e completada. “Switzerland” representa todos os anfitriões da Suíça. Nesse sentido, o ST possibilita uma melhor orientação dos hóspedes a todos os seus associados e parceiros, permitindo a construção de um vínculo de confiança entre eles. Este novo e abrangente conceito oferece inúmeras possibilidades em todos os canais, a partir de agora e por muitos anos.
A nova logomarca será gradualmente implementada em todo o mundo. A transição completa para a nova identidade visual deve demorar alguns meses. Martin Nydegger, diretor do ST, exalta: “A flor dourada marcou época para uma geração de profissionais do turismo. Acompanhada por um design moderno e decididamente voltado para o futuro, o novo logotipo “Switzerland” inspira confiança às gerações futuras.”
Por representar a Suíça muito além do setor do turismo, a nova marca será, sem dúvida, observada com atenção nos quatro cantos do país. O Chefe do Departamento Federal de Economia, Educação e Pesquisa (DEFR) e, portanto, também o principal responsável pelo turismo, o Conselheiro Federal Guy Parmelin atesta: “A Suíça é um símbolo de diversidade, qualidade e originalidade em todo o mundo. Qualidades que se refletem perfeitamente na nova identidade do guarda-chuva do turismo suíço. Estou muito feliz que essas novas cores nos acompanharão por muitos anos.”
A nova identidade visual foi desenvolvida em colaboração com a agência de branding de Zurique, MADE Identity. Para o desenvolvimento da marca “Switzerland”, a MADE centrou-se em três pontos principais. Por um lado, a imagem deve tornar-se mais visível e mais fácil de ser lembrada internacionalmente, graças a uma estratégia única e coerente. Por outro lado, a logomarca deve gerar o máximo impacto digital, tátil e de espacialidade. Finalmente, “Switzerland” deve ser capaz de apoiar os viajantes como marca durante todo o percurso de viagem: desde a publicidade, souvenirs até a experiência.
O ST é uma entidade de direito público federal encarregada de promover a demanda doméstica e internacional pela Suíça como destino de férias, viagens e congressos. O desenvolvimento e implementação de programas de marketing para gerar demanda e destacar a forte marca turística clássica-moderna da Suíça, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, compõem suas atividades principais.
A ST trabalha em estreita colaboração com a indústria de turismo suíça, que contribui com cerca de metade de seu orçamento. A outra metade provém de fundos federais. A organização trabalha de maneira orientada para o cliente e o mercado, sendo gerida de acordo com critérios de gestão empresarial. Mundialmente, a ST está presente em 23 mercados, com cerca de 280 funcionários (255 FTEs) distribuídos por 36 escritórios.
Imagens: divulgação.