Publicidade
Dark Mode Light Mode

Você sabia que uma imagem possui SEO?

Para aqueles que não conhecem, o SEO é um algorítimo que traz relevância para posicionamento de pesquisas. Uma informação pouco divulgada é que além dos textos, as imagens também tem um grande peso nesse algoritmo. Saber utilizar corretamente essa técnica atrelada a um banco bancos de imagens (nesse caso utilizaremos a Fotolia da Adobe) você pode melhorar seus resultados no posicionamento Google.

Muitos profissionais acabam não dando tanto valor às imagens, e nem destinando verba alguma do projeto para elas, já que na internet existe a cultura do “Google Imagens“. Ou seja, quando eu preciso de uma imagem que represente uma ideia, vou até o Google, digito algumas keyowords e escolho uma das imagens que aparecem nos primeiros resultados.

Isso pode até dar conta do recado, mas além de perder reforço visual ao seu conteúdo em texto e de estar colocando todo o seu trabalho na mira de um processo por direitos autorais, você também deixa de investir na otimização de imagens que poderiam te render mais links e aumentar a chances do seu site aparecer nas buscas.

Otimização de imagens para SEO é uma parte do processo de otimização de sites, que tem como principal objetivo gerar tráfego da pesquisa de imagens do Google.

Os resultados de imagens podem aparecer nos resultados orgânicos quando os buscadores consideram relevante. Se por exemplo, for feita uma pesquisa para um restaurante, modelo de telefone celular ou cidade é provável que apareçam até 6 imagens e um link para a busca de imagens.

Para isso o primeiro passo é começar a investir em um banco de imagens profissional, como a Fotolia, para que seu site tenha apenas os melhores recursos, com os direitos autorais corretos e com imagens de alta qualidade para que assim comece a receber tráfego orgânico através da pesquisa.

Um projeto de SEO

Todo projeto de SEO deve possuir uma estratégia pautada em objetivos bem definidos. É importante saber qual tipo de tráfego o site receberá na busca por imagens e qual o resultado que você deseja alcançar.

No SEO a busca pode ser dividida em 3 tipos:

  1. Consulta de navegação: pesquisar pelo nome de um site ou local;
  2. Busca de informação: pesquisar por algo relacionado a uma informação;
  3. Busca de transação: consulta com intenção de adquirir um produto ou serviço.

A busca por imagens se enquadra perfeitamente na busca de informação. Quem procura por uma imagem está querendo uma informação e ela pode ser desde a foto de um produto até uma imagem para ilustrar uma página da web. Entendeu agora o porquê bancos de imagem como a Fotolia são de extrema importância?

O tráfego obtido através da busca de imagens não é levado tão a sério porque a tendência é que a pessoa acesse o site, salve a imagem e imediatamente deixe a página. Entretanto, como esse é um tráfego gratuito jamais deve ser ignorado durante um projeto de SEO, podendo gerar transações ou até mesmo fortalecer o trabalho de branding de sua empresa.

Imagine que você realizou uma postagem em seu site sobre ilustrações e essa imagem aparece entre os primeiros resultados na pesquisa Google. Quando o usuário acessar e ver que além daquela imagem existem muitas outras ele irá passar a utilizar seu site como referência na hora de buscar conteúdo.

Como fazer SEO de imagens

De maneira geral é preciso indicar a Google do que se trata a imagem. Eles entendem a relevância de uma imagem basicamente por 2 fatores:

Tag “alt”

A tag alt, serve para indicar um texto alternativo à imagem caso ela não seja carregada, isso porque para pessoas com deficiência visual  um programa de computador pode explicar a imagem lendo a sua tag “alt” e para robôs ao todo, inclusive o robô da Google, que funciona por palavras-chave. A melhor maneira é usar na o “alt” um texto sucinto e que melhor descreva a sua imagem. Quanto mais específico, melhor.

Contexto da imagem

O conteúdo em texto de uma página favorece nos resultados da busca. Para reforçar a relevância da imagem é interessante usar também a descrição do “alt” na tag <title>, assim quando alguém passa o mouse sobre ela aparecerá o conteúdo dessa tag e não se esqueça de salvar as imagens com nomes relevantes com letra minúscula, sem acentos e separado por hífen.

O que não fazer em Otimização de imagens

É comum as pessoas acreditarem que muitas palavras-chave na tag de imagem é o mesmo que um bom posicionamento, porém a Google considera como uma técnica de Black Hat e como eles são contrários a tentativas de manipulação de seus resultados, o efeito disso pode ser o inverso do esperado e prejudicar todo o site, sendo possível que o mesmo seja inclusive banido do Google.

Essa foram algumas dicas de como as imagens são importantes para o SEO do seu site e como bancos de imagem como a Fotolia podem te auxiliar nisso. Deixe nos comentários o que vocês acharam e se já conheciam essas técnicas.

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

Voltar

Conheça o brasileiro que está arrebentando com suas criações para eventos

Avançar

Após anos, Apple percebe falha matemática em seu logo