30 de junho de 2020
O Waze, que pertence ao Google, acabou de receber um dos seus maiores redesigns de interface de todos os tempos.
O novo visual é muito mais colorido e também destaca a capacidade dos motoristas compartilharem suas emoções atuais com os Moods, um conjunto de ícones selecionáveis pelo usuário que pode refletir como você se sente dirigindo.
O humor pode parecer uma opção relativamente pequena de personalização do usuário, mas é realmente uma maneira muito interessante para o Waze adicionar outro vetor de dados às informações que ele pode coletar. Confira os novos moods disponíveis:
Em um post no blog que descreve o recurso, o chefe criativo do Waze, Jake Shaw, fala sobre o conjunto Mood adicionado, que se baseia no recurso Moods anteriormente disponível no Waze e expande bastante o conjunto de emoções expressíveis.
“A idéia fundamental da Moods sempre foi a mesma: refletir como os usuários se sentem na estrada“, escreveu ele. “Nos divertimos muito explorando a gama de emoções que as pessoas sentem por aí. Uma dúzia de motoristas poderiam se sentir diferentes na mesma situação, então decidimos capturar o maior número possível de sentimentos. Isso foi fundamental para nós, porque os Moods agem como um lembrete visual de todos nós, trabalhando juntos“, comenta.
Os Moods tornam o aplicativo visualmente mais atraente, além de servir para aumentar o envolvimento dos usuários na comunidade do Waze.
A mudança também inclui uma atualização completa de todas as interfaces do aplicativo, usando formas coloridas baseadas em um sistema de grade e novos ícones para os perigos das estradas relatados. É uma mudança grande que ajuda ainda mais a distinguir a identidade visual do Waze da do seu irmão Google Maps.
Além dos elementos do aplicativo que foram reformulados, foi construído um novo sistema block-by-block para trazer um recurso fundamental do Waze, o mapa construído pela comunidade.
Inspirado por construir uma versão abstrata do mapa, os blocos coloridos representam os espaços nele; os lugares onde as ruas não estão. Já as linhas brancas são o que nós conhecemos bem: as ruas.
O Waze está entre o divertido e o funcional, a tecnologia e as pessoas. Os novos elementos de design dão consistência para nos conectar com a comunidade em outras plataformas, de redes sociais e e-mails até outdoors nas estradas.
A mudança já está disponível para todos os usuários.